quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição celebra Dia do Autismo

Em comemoração ao Dia do Autismo (02/04), a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí, através da Biblioteca Municipal Manuel de Macedo, promove, no próximo sábado (09/04), às 17h, a exposição Vernissage, com obras de jovens autistas da cidade.

Em parceria com o Espaço Cultural Larissa Martins, a exposição contará com quadros dos artistas plásticos Larissa Martins e Dayan Piana, onde retratam obras realistas e abstratas.

A iniciativa faz parte do projeto “Arte em toda parte” iniciado em outubro de 2010 na biblioteca. O projeto valoriza a produção de arte local e coloca à disposição um espaço para os artistas apresentarem seus trabalhos.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Tânia Márcia da Costa, esta já é a 7ª exposição de arte desde o início do projeto. “Ficamos felizes em podermos disponibilizar um espaço para esses artistas tão maravilhosos e especiais”, disse.

Os artistas plásticos interessados devem fazer um cadastro na biblioteca. Cada artista poderá expor até 10 obras, dependendo do tamanho, no período de até 30 dias.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo funciona na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

O que é autismo:

Conhecido cientificamente como DGD – Distúrbios Globais do Desenvolvimento, o autismo é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam sempre na interação social, na comunicação e no comportamento. As pessoas com autismo têm um modo diferente de aprender, organizar e processar as informações. Para respeitar estas diferenças, elas precisam de ambientes estruturados e organizados, pois normalmente os autistas têm dificuldades em mudarem suas rotinas.