terça-feira, 31 de agosto de 2010

ADI garante vaga na próxima fase do Estadual

A equipe da Associação Desportiva Itaboraí está classifica da para a segunda fase do Campeonato Estadual de Juniores da Série C, com uma rodada de antecedência. Os resultados dos jogos do Grupo B asseguraram a vaga.


Com a vitória de 3 a 0 sobre o time do São João da Barra, no Estádio Municipal Alziro de Almeira, a ADI está em segundo lugar no Grupo B, atrás do líder Serra Macaense, que venceu o Heliópolis pelo mesmo placar.


Na última rodada, a ADI viaja a Macaé para enfrentar o Serra Macaense, em jogo que vale a liderança do grupo, no próximo sábado (04/09), às 15h, no Estádio do Trapiche. O São João da Barra vai a Belford Roxo encarar o Heliópolis, no Estádio José Alvarenga, também às 15h.


Após cinco rodadas, o Serra Macense lidera o Grupo B com 11 pontos, seguido pela ADI (10), São João da Barra (6) e Heliópolis, que ainda não pontuou.

Saúde faz campanha contra o tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, através do Programa Antitabagismo, promoveu evento na Praça Alarico Antunes, no Centro, na tarde de segunda-feira (30/08). Agentes distribuíram material educativo, orientaram e alertaram a população sobre as doenças respiratórias e cardiovasculares desenvolvidas pelo tabagismo e espalharam cartazes em bares, lanchonetes e padarias sobre a proibição de fumar em locais fechados, de acordo com a legislação federal vigente.


Em apenas dois meses de funcionamento do serviço na cidade, 44 pessoas dos 108 fumantes atendidos pelo Programa Antitabagismo venceram a luta e conseguiram parar de fumar. A panfleteira Isa Cordeiro Silva, de 37 anos, já fez de tudo para deixar o cigarro. Fumante desde os 15 anos, tentou parar várias vezes e não conseguiu. Sabe que o cigarro está prejudicando a sua saúde e viu o pai morrer de enfisema pulmonar. Mas a dependência ao tabaco sempre fala mais alto. “Às vezes, acordo de madrugada para fumar. Há um ano frequento uma igreja evangélica perto da minha casa. Parei de beber, mas ainda não conseguir me livrar do cigarro. É muito difícil”, conta.


A coordenadora do Programa Antitabagismo, Ana Paula Luiz Pereira, revelou que uma das maiores preocupações dos especialistas é o envolvimento dos jovens. “Eles têm muitos atrativos, como as festas, os amigos mais velhos que fumam”. Foi o caso do auxiliar de produção Wellington Wandermuren, 21 de anos, fumante desde os 15. Começou como uma brincadeira entre amigos e agora virou dependente da nicotina. “Apesar de ser novo, minha saúde está ficando bem ruim. Minha mulher reclama do cheiro de cigarro que fica na roupa e na boca. Sei que é difícil parar, mas estou determinado e vou conseguir”, afirma confiante.


Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), oPrograma de Prevenção e Controle do Tabagismo consiste num tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a parar de fumar, além de reforço com medicamentos, material de apoio, acompanhamento psicológico e médico, se necessário, e testemunho da experiência de quem já conseguiu parar de fumar. O programa já está implantado nos postos do Programa Saúde da Família de Santo Expedito, Areal, Reta Nova, Reta Velha, Itambi e Milton Rodrigues (Central), que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Itaboraí cria Dia de Enfrentamento ao Bullying

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) oficializou o Dia de Enfrentamento ao Bullying em Itaboraí: toda primeira sexta-feira do mês de novembro. O anúncio foi feito pela secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, destacando que um projeto de lei já foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal.


Após lançar a Campanha de Enfrentamento ao Bullying durante o 8º Simpósio da Educação, realizado de 12 a 14 de agosto, a Secretaria de Educação promoveu mais uma etapa da campanha ao promover um encontro entre coordenadores da Semec, diretores de escolas e psicólogos da rede municipal de ensino.


O objetivo da reunião, realizada na sexta-feira (28/08), foi discutir com os profissionais o bullying, que consiste em atividades intencionais com o propósito de ofender, agredir, perseguir e amedrontar, tornando as vítimas pouco sociáveis, inseguras, quietas e com baixa autoestima. Estima-se que 40% dos alunos já foram autores ou vítimas de agressões, 60% delas ocorrem dentro das salas de aula e 56% dos agressores estão entre o 6º e 7º anos.


Foram distribuídas cartilhas para cada unidade escolar contendo informações sobre como o professor deve trabalhar o bullying em sala de aula, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nosso objetivo é levar o projeto para toda a população, inclusive alunos das redes estadual e privada”, afirmou o diretor da Divisão de Psicologia da Secretaria Municipal de Educação, Marcos André Torres.


A reunião também comemorou o Dia do Psicólogo, que em seu segundo ano consecutivo foi lembrado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Os psicólogos são essenciais para o ambiente escolar, fundamentais para percepção, abordagem e encaminhamento em casos de bullying”, destacou a secretária Rosana da Silva Rosa.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Itaboraí lidera geração de empregos

Itaboraí é a primeira cidade, das 13 que integram o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), em abertura de postos de trabalho. Foram 1.033 empregos gerados na área da construção civil somente no mês de julho. Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) reforçam o sucesso dos cursos profissionalizantes oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda. Administração; alimentação; beleza e estética; construção civil (pedreiro, montador industrial, montador de andaime, armador de ferro, carpinteiro, carpinteiro de forma, bombeiro hidráulico e eletricista); metal mecânico; saúde, telemarketing e informática são as áreas oferecidas. No ano passado, 500 pessoas receberam qualificação profissional.


Caso de Leandro Almeida Coelho, de 27 anos, que não tinha capacitação em nenhuma área. Ele se matriculou no curso de carpintaria e, hoje, reconhece que foi a melhor escolha. Somente após apresentar o certificado de conclusão do curso, conseguiu um emprego na área. “A empresa considerou muito pouco o tempo que eu tinha registrado na carteira de trabalho como experiência. Voltei em casa e peguei meu certificado do curso, mostrei e fui contratado. Sem ele, não teria conseguido o emprego”, diz Leandro.


De acordo com levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na área de construção civil, em que o Complexo Petroquímico do Estado Rio de Janeiro (Comperj) mais precisará, foram formados 3 mil alunos nos 13 municípios do Conleste, sendo 77% deles contratados. Caso de Rodrigo Soares, de 29 anos, após ter concluído o curso de carpintaria oferecido pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda. “Consegui emprego na Petrobras e fui trabalhar em Macaé. Quando o serviço acabou, voltei para Itaboraí e fui admitido para trabalhar nas obras do Complexo Petroquímico”, conta.


A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda vem buscando com o Governo Federal novas parcerias. “Precisamos conscientizar os moradores do município da importância de se especializar em alguma área. O Complexo Petroquímico está chegando, junto com ele os empregos e a nossa população é que deve ocupar essas vagas”, afirma Saíde.


O atendimento na secretaria é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Doutor Fidélis Alves, 45, Centro. Mais informações pelo telefone 3639-2051.

Cursos gratuitos de paisagismo

Faltam poucos dias para a tradicional festa das flores em Itaboraí e ainda há vagas para participar dos cursos e palestras gratuitos de paisagismo. As aulas vão acontecer durante a 7ª ItaFlores, de 10 a 12 de setembro, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca ainda está inscrevendo interessados em participar dos cursos. Palestras e oficinas vão levar conhecimentos de gestão de negócios, sistemas de irrigação e arte floral.


Interessados podem se inscrever até o dia 3 de setembro, das 8h às 17h, na Avenida 22 de Maio, 7557, Vendas das Pedras. Informações pelo telefone: 3639-1570.

Inscritos no Bolsa Família devem atualizar dados

As famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, têm até o dia 31 de outubro para realizarem o recadastramento, obrigatório para a manutenção do benefício. Em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que o titular deve comparecer ao posto do programa na Rua José Antonio Martins, 256, Centro, para realizar o agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Na data agendada, o beneficiário do programa deverá levar ao posto do Bolsa Família os seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contracheque (caso algum membro da família possua) e declaração escolar.


Até o momento, 1.980 famílias já foram recadastradas. Segundo o coordenador do Bolsa Família em Itaboraí, José Antônio Almeida, famílias com crianças e adolescentes (até 17 anos) também devem garantir que os menores estejam matriculados em escolas (frequência mínima determinada pelo programa é de 85% para alunos de 6 a 15 anos e 75% para os maiores de 16 anos) e manterem o acompanhamento de saúde regular, realizado nos postos do Programa Saúde da Família (PSF).


Agentes de saúde e diretores de escolas municipais estão conversando com os beneficiários e distribuindo a cartilha do programa. “Temos uma parceria com as secretarias de Saúde e de Educação para conscientizar as famílias sobre a importância de cumprirem as premissas estipuladas pelo Bolsa Família”, afirma o coordenador José Antônio Almeida.


Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda familiar e o número de crianças e adolescentes. Até o dia 30 de agosto, Itaboraí possuía cerca de 20 mil famílias cadastradas. Destas, 13.548 recebem o benefício por atenderem a todas as exigências do programa.


Cursos gratuitos de paisagismo

Faltam poucos dias para a tradicional festa das flores em Itaboraí e ainda há vagas para participar dos cursos e palestras gratuitos de paisagismo. As aulas vão acontecer durante a 7ª ItaFlores, de 10 a 12 de setembro, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca ainda está inscrevendo interessados em participar dos cursos. Palestras e oficinas vão levar conhecimentos de gestão de negócios, sistemas de irrigação e arte floral.


Interessados podem se inscrever até o dia 3 de setembro, das 8h às 17h, na Avenida 22 de Maio, 7557, Vendas das Pedras. Informações pelo telefone: 3639-1570.

Itaboraí lidera geração de empregos

Itaboraí é a primeira cidade, das 13 que integram o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), em abertura de postos de trabalho. Foram 1.033 empregos gerados na área da construção civil somente no mês de julho. Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) reforçam o sucesso dos cursos profissionalizantes oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda. Administração; alimentação; beleza e estética; construção civil (pedreiro, montador industrial, montador de andaime, armador de ferro, carpinteiro, carpinteiro de forma, bombeiro hidráulico e eletricista); metal mecânico; saúde, telemarketing e informática são as áreas oferecidas. No ano passado, 500 pessoas receberam qualificação profissional.

Caso de Leandro Almeida Coelho, de 27 anos, que não tinha capacitação em nenhuma área. Ele se matriculou no curso de carpintaria e, hoje, reconhece que foi a melhor escolha. Somente após apresentar o certificado de conclusão do curso, conseguiu um emprego na área. “A empresa considerou muito pouco o tempo que eu tinha registrado na carteira de trabalho como experiência. Voltei em casa e peguei meu certificado do curso, mostrei e fui contratado. Sem ele, não teria conseguido o emprego”, diz Leandro.


De acordo com levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na área de construção civil, em que o Complexo Petroquímico do Estado Rio de Janeiro (Comperj) mais precisará, foram formados 3 mil alunos nos 13 municípios do Conleste, sendo 77% deles contratados. Caso de Rodrigo Soares, de 29 anos, após ter concluído o curso de carpintaria oferecido pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda. “Consegui emprego na Petrobras e fui trabalhar em Macaé. Quando o serviço acabou, voltei para Itaboraí e fui admitido para trabalhar nas obras do Complexo Petroquímico”, conta.


A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda vem buscando com o Governo Federal novas parcerias. “Precisamos conscientizar os moradores do município da importância de se especializar em alguma área. O Complexo Petroquímico está chegando, junto com ele os empregos e a nossa população é que deve ocupar essas vagas”, afirma Saíde.


O atendimento na secretaria é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Doutor Fidélis Alves, 45, Centro. Mais informações pelo telefone 3639-2051.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mais de 300 candidatos na seleção para 191 vagas

A abertura de processo seletivo para preencher 191 vagas de empregos na Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de Itaboraí levou centenas de candidatos a entregarem seus currículos nesta sexta-feira (27/08), no prédio da Secretaria Municipal de Administração. Somente pela manhã, mais de 300 currículos foram entregues.


São vagas temporárias para serventes (118); vigias (4); armadores (2); pedreiros/rasteleiro/calceteiro (28), encarregados (18), motoristas de caminhão (4), operadores de retro (3), operadores de espagidor/rolo (2), operadores de motoniveladora/patrol (2), ajudantes de caldeiraria (2), ajudante de controlador de agregados (1), apontadores (4) e ajudantes de operador de silo/betoneira/prensa (3).


“Essa oportunidade caiu do céu para mim. Atualmente trabalho numa empresa de construção civil, mas o meu contrato está acabando. Pai de cinco filhos, não pensei duas vezes. Não posso ficar parado”, disse, esperançoso, Mario André Simões, de 32 anos, candidato à vaga de operador de motoniveladora.


Para a estudante Lamoniele Maia Viana, 22, a contratação será sua chance de conseguir o primeiro emprego. “Termino o curso de Petróleo e Gás no final do ano, mas encontro muita dificuldade de serviço. Espero conseguir uma vaga de ajudante de caldeiraria”, afirmou a moradora de São Gonçalo.


A segunda etapa do processo consistirá em entrevista pessoal, no próximo dia 30 de agosto, a partir das 9h, na Secretaria de Obras, situada na Avenida 22 de Maio, 7071, Venda das Pedras. O candidato será eliminado do processo seletivo se não comparecer à entrevista.


O resultado final estará disponível no dia 31 de agosto, a partir das 9h, na Secretaria Municipal de Administração (Rua Dr. Fidélis Alves, 47, Centro), no jornal Estado em Notícias e no site da Prefeitura (www.itaborai.rj.gov.br). Os candidatos classificados deverão comparecer ao local da inscrição no prazo máximo de cinco dias úteis, após convocação, para assinatura do contrato, que terá início dia 1 de setembro de 2010 e término previsto para o dia 28 de fevereiro de 2011.


Mais informações: 3639-2001.

Caminhada comemora Dia Nacional de Combate ao Fumo

Balanço divulgado pelo Programa Antitabagismo informa que, em apenas dois meses de funcionamento do serviço em Itaboraí, dos 108 fumantes assistidos pelos profissionais da rede pública de saúde, mais de 40% (44 pacientes) venceram a luta e abandonaram o cigarro. O percentual estimado era de que 20% dos fumantes deixassem o vício após um ano de tratamento. Para comemorar esta conquista, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, na próxima segunda-feira (30/08), caminhada para distribuir material educativo e alertar à população sobre as formas de prevenção contra o fumo e os tipos de doenças respiratórias e cardiovasculares relacionadas ao tabaco.


A mobilização vai acontecer na Rua Vereador Hermínio de Moraes (em frente ao Posto de Saúde Milton Rodrigues da Rocha) e Praça Alarico Antunes (em frente às Casas Bahia), no Centro, das 14h às 17h. A iniciativa marca também o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído oficialmente no dia 29 de agosto, e tem como foco as mulheres, já que o Ministério da Saúde detectou que o público feminino é um dos alvos principais das campanhas patrocinadas pela indústria do tabaco.


A guarda municipal Raquel Nascimento da Silva, de 43 anos, parou de fumar há um mês depois de passar mais de 30 anos dependente do cigarro. Ela procurou ajuda depois que vivenciou o sofrimento da mãe, que faleceu de enfisema pulmonar devido ao tabagismo. “Nunca parei de fumar, nem quando estive grávida de meus dois filhos, mas agora quero cuidar da minha saúde, que já não anda muito bem, sou hipertensa”, conta Raquel, que já sente os benefícios de largar o vício: “Minha respiração melhorou, não fico tão cansada quanto antes. Estou comendo com mais prazer, antes não sentia o sabor dos alimentos”.


Perigo - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como a segunda maior causa de mortes de fumantes ativos e a terceira de passivos. Não é exagero: no Brasil, estima-se que o cigarro mate 200 mil pessoas por ano. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e apresentam um aspecto físico menos atraente, pois ficam com os dentes amarelados, pele enrrugada e impregnada pelo odor do fumo.


“Muitas pessoas acham que para parar de fumar, basta força de vontade. É preciso acabar com o preconceito contra o fumante. Na verdade, o tabagismo é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde, que deve ser tratada. Uma de nossas metas é mostrar aos dependentes a importância de procurar tratamento especializado para largar o vício causado pela nicotina”, afirma a coordenadora do Programa Antitabagismo, Ana Paula Luiz Pereira.


O Programa Antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde, com a cooperação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), consiste num tratamento que conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, além de reforço com medicamentos, acompanhamento psicológico e médico, se necessário, e testemunho da experiência de quem já conseguiu parar de fumar. Quem estiver interessado em aderir ao tratamento devem se inscrever nas unidades de saúde listadas abaixo, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

PSF Santo Expedito

Rua Magalhães, Lote 15, Outeiro das Pedras

PSF Areal

Rua Terêncio Joaquim de Oliveira, Lote 03, Quadra D, Areal

PSF Reta Nova

Rua 9, Quadra 42, s/nº, Reta Nova

PSF Reta Velha

Rua 2, Praça Claudinei Santos Tavares, Vila Esperança

PSF Itambi

Rua Rui Barbosa, 01, Itambi

Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha

Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro

Prefeitura realiza audiência pública para saneamento básico

Será na próxima segunda-feira (30/08), às 14 horas, no Teatro Municipal João Caetano, a segunda audiência pública para recolher sugestões para a Revisão do Plano de Saneamento Básico do Município, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A sociedade em geral, assim como o poder púbico, terão acesso a todas as informações pertinentes ao projeto, assim como documentos, e poderão se manifestar a favor ou contra. A primeira audiência foi realizada há dois meses, no mesmo local, quando foi apresentado um estudo sobre as condições hídricas do município, incluindo o investimento necessário para Itaboraí ter fornecimento de água e rede de esgoto.


De acordo com a apresentação, seriam necessários R$ 281 milhões para o município ter fornecimento de água e tratamento de esgoto em 80% de seus lares até o ano de 2030. O estudo foi realizado a pedido do prefeito Sérgio Soares como embasamento científico para planejar a melhor forma de oferecer água e esgoto tratado à população itaboraiense, com o crescimento da demanda devido à vinda do Complexo Petroquímico de Rio de Janeiro (Comperj).


De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos, e Urbanismo, e presidente do SAAE, Serginho Soares, atualmente apenas 25% dos itaboraienses são atendidos com água de forma regular nas 74.900 habitações existentes. A expectativa para os próximos 20 anos é que este número chegue a 122 mil. “É urgente que planejemos o nosso futuro e preparemos a cidade para o crescimento que virá com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro”, diz o secretário.

Hospital comemora Dia do Psicólogo

Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27/08), a equipe do serviço de saúde mental do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, Itaboraí, promoveu um café da manhã para funcionários e pacientes.


A coordenadora do serviço, Paula Saules, e a psicóloga Yamara Alves mostraram fotos de quadros do pintor Vincent Van Gogh, que era portador de transtorno de humor bipolar. “Trouxemos as pinturas dele para provar que todos nós, com problemas mentais ou não, temos talento. E o nosso trabalho como psicólogos é confiar nesse talento das pessoas. Ajudando-as, não deixá-las se perderem”, disse Yamara.


O hospital é a referência municipal para emergências psiquiátricas, com equipe de plantão 24 horas. Lá são realizadas consultas, internações de curta permanência, encaminhamentos, além da regulação das internações em clínicas psiquiátricas, como determina a Política Nacional de Saúde Mental.

Estudantes fazem 'arraiá' na Praça


Em seu segundo ano consecutivo, o Arraiá das Escolas Municipais agitou, na noite de quinta-feira (26/08), a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí. O projeto realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec), através de coordenadores de Educação Física, tem o objetivo de divulgar e compartilhar com as outras instituições o trabalho realizado durante os meses de junho, julho e agosto dentro das unidades escolares.

A secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, destacou a integração dos participantes. “Os alunos puderam sair do ambiente escolar para mostrar seus talentos. Quero agradecer ao prefeito Sérgio Soares que sempre nos apoia nas questões da Educação, à equipe da Semec, aos diretores que disponibilizaram seus alunos e aos agentes culturais”.

Onze escolas do município se apresentaram para a comunidade, em frente ao prédio da Secretaria de Educação. Os alunos apresentaram danças caipiras (quadrilha), country, xote, cantiga de roda e dança folclórica.

“Gostei das coreografias. Conseguimos ver o empenho das escolas em realizar atividades divertidas e ao mesmo tempo com consciência cultural”, elogiou o morador Arthur Silva.

Justiça Itinerante chega a Itaboraí


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta-feira (27/08), um posto do projeto Justiça Itinerante, em Manilha, Itaboraí. Presentes à solenidade, o prefeito Sérgio Soares e o vice-prefeito Rafael Vitorino agradeceram a parceria com o Poder Judiciário, que beneficiará a população com atendimento jurídico gratuito.

“Fico satisfeito em saber que agora a população de Itaboraí terá a Justiça mais perto”, comentou Sérgio Soares.

No ônibus do projeto Justiça Itinerante será possível resolver ações de divórcio, separação consensual de casais, ações em defesa do consumidor, como registro indevido nos cadastros do SPC e Serasa, entre outros serviços.

Os atendimentos serão realizados toda sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Américo Paulo de Azevedo, altura do nº 158, em Manilha.

Também prestigiaram a solenidade a desembargadora Cristina Gaulia, os juízes Mauro Prevot e Vitor Moreira, a juíza Adriana Valentim, a promotora Daniele Wagabi, entre outras autoridades.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prefeito vistoria obras de infraestrutura


Um governo com diversas ações de infraestrutura em andamento. É com essa certeza que o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, percorreu, nesta quarta-feira (25/08), obras pelo município. Iniciando no Apolo II, o chefe do Executivo conversou com os moradores sobre os benefícios que o bairro receberá. Serão 1.300 metros de drenagem, saneamento, confecção de caixas de esgoto e asfalto na Rua 2 e Avenida Antônio Pires Cordeiro, ambas no loteamento Jardim das Acácias. “Agradeço à prefeitura por olhar pelo Apolo. Com as fortes chuvas, o esgoto e a lama entram nas nossas casas. Vai ficar muito bom depois que terminarem as obras”, disse, animado, o morador João Dias.

Sérgio Soares também aprovou as intervenções na localidade Vila Brasil, em Marambaia. “Estou satisfeito com o que está sendo feito. Até o final do ano vamos entregar para a população um bairro mais bonito e com melhor qualidade de vida”, disse o prefeito, referindo-se aos oito quilômetros de obras de drenagem, colocação de meio-fio e manilha, calçamento e pavimentação, além de iluminação pública.

Acompanhando o prefeito, o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Serginho Soares, enfatizou o investimento de R$ 8 milhões na infraestrutura, com execução das obras através de parceria do município com o Governo do Estado, destacando também o trabalho de vereadores e lideranças comunitárias.

Em Calundu, a Secretaria de Obras trabalha intensamente na limpeza de canais e drenagem de trecho do Rio Calundu para que os moradores não voltem a sofrer com enchentes. Também são executadas rede de esgoto com colocação de manilha dupla de 1,80 m. “Em época de chuva, o rio enchia e transbordava, causando transtornos à população”, lembrou Serginho Soares.

Também integraram a comitiva de inspeção às obras o presidente da Câmara Municipal, Lucas Borges, os vereadores Elson Paz e Levi do Mercado, além de integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.

Conviver com o Idoso promove ‘arraiá’


A alegria foi a marca do ‘arraia’ do projeto Conviver com o Idoso, nesta quarta-feira (25/07), no Sítio Fiorela, em Sambaetiba, Itaboraí. Cerca de mil idosos da cidade participaram ativamente do evento com apresentações de variados ritmos de dança. Teve um pouco de tudo: música espanhola, dança de salão, xote e a tradicional quadrilha caipira.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, o projeto “Conviver com o Idoso” tem como objetivo oferecer mais assistência à população da terceira idade através de atividades em 11 polos. “Quero agradecer ao prefeito Sérgio Soares por essa sensibilidade e apoio ao projeto. Nossa intenção é trazer ainda mais qualidade de vida para o cidadão idoso”, afirmou a secretária, presente ao ‘arraiá’.

O projeto foi criado no primeiro governo do prefeito Sérgio Soares. Nos polos de Manilha, Apolo II, Apolo III, Vila Brasil, Cabuçu, Itambi, Visconde, Porto das Caixas, Venda das Pedras, Pacheco e Centro são oferecidos cursos de dança e artesanato, passeios e ginástica.

“Fico muito satisfeito. Vocês me dão energia para continuar a trajetória, renovam as minhas forças”, discursou o prefeito, que prestigiou as apresentações de dança e almoçou com os participantes do Conviver com o Idoso.

Marlene da Conceição Gomes, de 56 anos, destaca a integração proporcionada pelo projeto. “Não poderia ser melhor, somos unidos e fazemos muitos amigos. Temos uma vida social intensa”, destacou.

Prefeitura investe na qualificação dos fiscais


Trinta fiscais da Prefeitura de Itaboraí concluem nesta quinta-feira (26/08) um curso de capacitação nas áreas de Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional. Em parceria com a empresa Núcleo de Consultoria e Capacitação, o principal objetivo é treinar e preparar os funcionários para que estejam habilitados em fiscalizar canteiros de obras.

Durante o curso, que teve a duração de quatro dias, fiscais das secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Fazenda receberam noções de controle médico e saúde, prevenção de riscos ambientais, além de outras outras especialidades.


Treinados para verificar o cumprimento das regras de segurança, os fiscais visitarão canteiros de obras de empresas que estão migrando para o município em virtude da implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).


“Nossos fiscais se prepararam para entrar nos canteiros de obras para fiscalização, sem a necessidade de estarem acompanhados de técnicos das empresas que estão chegando a Itaboraí. É fundamental garantir que os empreendimentos irão respeitar as leis, especialmente as ambientais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Adelmo Santos.

Concurso “Menina Fantástica” agita Itaboraí


A tarde desta quarta-feira (25/08) foi especial para as meninas de Itaboraí que sonham em ser modelo. O ônibus do concurso “Menina Fantástica”, da Rede Globo, estacionou na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, para receber inscrições para a seleção de modelos.


Dezenas de meninas estiveram no local e passaram pelo primeiro processo de seleção e orientação para o concurso. “Já fui Miss Simpatia de Itaboraí e Miss Camboinhas, isso me animou para fazer a inscrição no concurso. Estou muito animada para representar a minha cidade”, disse a professora de balé Valesca Menezes, de 19 anos.


Algumas meninas foram incentivadas pelos parentes, como a estudante Rayana Maldonado, de 17 anos, que foi levada pela tia. “Nunca pensei em ser modelo, fiquei surpresa, mas estou aqui para o que acontecer”, afirmou.

Sala do Empreendedor é referência para municípios


A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), concluiu o curso de capacitação Alavancagem de Recursos Lidera Rio, na Faculdade Omni. Na ocasião, Itaboraí foi citada como referência pela criação da Sala do Empreendedor, considerada modelo para as prefeituras de Rio Bonito e Niterói que decidiram captar recursos para investir na formalização de microempreendedores, iniciativa já desenvolvida na administração do prefeito Sérgio Soares.


Através da Sala do Empreendedor, cabeleireiros, artesãos, manicures, pedreiros e costureiras, entre outros profissionais, podem legalizar suas atividades. Com a apresentação do CPF, identidade e comprovante de residência, o trabalhador consegue a expedição do CNPJ de imediato. Em seguida, é emitido o alvará provisório para funcionamento legal. Tudo isso gratuitamente. Para obter o alvará definitivo é necessário apresentar a seguinte documentação: CPF, RG, comprovante de residência e do local onde exerce a atividade, IPTU e contrato de locação, caso o imóvel seja alugado. A Sala do Empreendedor fica na Rua Dr Pereira dos Santos, 10 - loja 2, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.


Durante o curso de capacitação Alavancagem de Recursos Lidera Rio, profissionais das prefeituras de Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Niterói e Tanguá também apresentaram projetos voltados para captação de recursos. Representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil e Sebrae avaliaram as propostas criadas pelos líderes públicos e orientaram os municípios quanto à aprovação.


Itaboraí ganhou destaque pela criatividade do projeto. Representado pelas secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, de Integração Regional e de Transporte, o município priorizou o setor artesanal, enfatizando a importância de preservar as suas raízes, tendo em vista que a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) tem transformado a economia da cidade. Atualmente, Itaboraí conta com 44 artesãos que comercializam seus produtos na feira de artesanato realizada sexta-feira, no Centro. O objetivo do projeto é formalizar os artesãos e ampliar a atividade.


Segundo representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, a proposta apresentada pelo município de Itaboraí é interessante porque além de sair do foco de petróleo e gás, preserva o lado cultural da cidade, promovendo a cidadania. “O nosso objetivo é estreitar relacionamentos e firmar parcerias que beneficiem o povo itaboraiense”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães.

Profissionais discutem educação sexual e combate às drogas

Nesta quinta (26/08) e sexta-feira acontece na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, em Itaboraí, a primeira edição do Formação em Serviços para Profissionais da Educação e Saúde. A proposta do evento, organizado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Semec), em conjunto com a Coordenadoria Regional Metropolitana IX, é estabelecer um canal de diálogo sobre os desafios e estratégias para tratar sobre temas como sexualidade na adolescência, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, efeitos e consequências do uso do álcool e drogas, entre outros assuntos. O encontro reunirá médicos, psicólogos, professores e diversos especialistas em saúde e educação.


“É fato que os adolescentes estão iniciando cada vez mais cedo e sem responsabilidade a sua vida sexual. Muitas vezes, a falta de diálogo com os pais aliada a ausência de informações, colocam esse público em vulnerabilidade. Queremos neste encontro propiciar a troca de experiências entre profissionais de educação e da saúde, trazendo a público, a necessidade de aprofundar as discussões”, destaca a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Meniê Neves Carvalhal.


No primeiro dia do encontro, com início às 13 horas, além do credenciamento, a abertura terá duas apresentações. Falando sobre educação, a professora Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade apresenta ao público o Programa Saúde na Escola (PSE). Em seguida, o médico pediatra Sérgio Arinos discute o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).


Na sexta, a organização prepara quatro oficinas abordando com ampla variedade questões ligadas à saúde e educação. Assuntos como sexualidade, direitos humanos, vulnerabilidade, prevenção de DST/Aids, gravidez não planejada, álcool e outras drogas serão debatidos. O encerramento está marcado para 17 horas.


A I Formação em Serviços para Profissionais da Educação e Saúde acontece na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, que fica na Rua Hedevilson Barreto Cardozo, s/nº, Nancilândia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Confira a programação:

Dia 26 de agosto (quinta-feira)

13h às 14h – Credenciamento

14h – Abertura e composição da mesa

15h – Apresentação do Projeto Saúde na Escola (PSE), com a professora Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade

15h30 – Apresentação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) com o médico Sérgio Arinos

16h – Programações culturais

17h – Lanche e Encerramento

Dia 27 de agosto (sexta-feira)

8h às 8h30 – Café da manhã

8h30 às 9h – Dinâmica sobre Vulnerabilidade com o Professor Ney Lanzellotti Dantas

9h às 9h30 – Apresentação do Núcleo de Educação e Saúde, com a coordenadora Meniê Neves Carvalhal, e apresentação do Programa da Saúde da Criança e do Adolescente, com a coordenadora Késia da Cunha Pereira

9h30 – 12h – Oficinas

Oficina1 – Gêneros, Sexualidade e Direitos Humanos com a Professora Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade

Oficina 2 – Vulnerabilidade, com as psicólogas Patrícia Narcizo e Mônica F. C. Marques

12h às 13h – Almoço

13h às 14h – Apresentação do Projeto “Se Liga Jovem”, do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais

14h às 17h – Oficinas

Oficina 3 – Prevenção de DST/Aids e Gravidez não planejada, com o oficineiro Gustavo C. dos Santos, a professora Beatriz R. C. Melo e equipe

Oficina 4 – Álcool e outras drogas, com o psicólogo Dann Kowai e a equipe dos CAPSI de Itaboraí

17h – Encerramento

Itaboraí tem vagas para atendentes

Uma grande rede de lanchonetes está recrutando jovens de 18 a 21 anos em busca do primeiro emprego em Itaboraí para área de atendimento.


Os currículos devem ser entregues na Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda, juntamente com cópias da carteira de trabalho (folha da foto), documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e PIS.


Interessados devem ter o Ensino Médio Completo, não é necessário experiência na área. A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda atende das 9h às 17h na Rua Doutor Fidélis Alves, 45, Centro.

Secretaria de Educação aplica a Provita

Alunos matriculados na 3ª e 7ª séries do ensino fundamental das escolas municipais de Itaboraí participaram da Provita, nesta terça-feira (24/08). Com o intuito de preparar os estudantes para a Prova Brasil, do Governo Federal, a Provita segue os conteúdos e formatos da avaliação nacional, organizada pelo Ministério da Educação (MEC).

“A Provita é um simulado para a Prova Brasil. Nosso objetivo é que os alunos possam conhecer a estrutura organizacional, o comportamento adequado para a realização da prova e seus objetivos”, explica a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa.


A Provita é elaborada por uma equipe da Secretaria de Educação e Cultura. Composta por 26 questões de múltipla escolha, sendo 13 de Língua Portuguesa e 13 de Matemática, os alunos têm 1h40min para entregar o cartão-resposta.


A Prova Brasil acontece de dois em dois anos, é aplicada aos alunos do ensino fundamental da rede pública do país, sendo um dos instrumentos que o MEC utiliza para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino participaram da Provita. As escolas têm até o dia 3 de setembro para enviar os resultados e até o final do mês de setembro a Secretaria de Educação e Cultura divulgará o resultado final.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ProJovem Trabalhador ganha sede


Os alunos inscritos no ProJovem Trabalhador ganharam mais um benefício da Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí. Agora, o programa tem sede própria para esclarecer todas as dúvidas referentes aos cursos de qualificação profissional. O atendimento é realizado na Rua Laura Cid, 82, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


“O ProJovem está sendo um sucesso tão grande, movimentou tanto a secretaria, que reservei um lugar especialmente para o programa. Os alunos ganharam um espaço para conversar com os coordenadores e esclarecer dúvidas”, explica o secretário Saíde Abrão.


Todas as pessoas que se inscreveram no ProJovem Trabalhador devem comparecer à sede do programa para informações sobre local e horário das aulas, já iniciadas. Os coordenadores alertam para o número de faltas, diferenciado para cada curso, ressaltando que a frequência dos estudantes é fundamental para que possam assegurar as suas vagas no andamento das atividades e obtenção do certificado de conclusão.


O ProJovem Trabalhador é um programa em parceria com o Governo Federal voltado para jovens de 18 a 29 anos. Itaboraí tem 56 turmas montadas, divididas em 10 diferentes cursos e dois mil alunos estudando, gratuitamente, além de receberem ajuda de custo de R$ 100.

Pavimentação concluída nas ruas de Campo Lindo


Satisfação. Esse foi o sentimento da população do bairro de Campo Lindo, ao receber as obras de saneamento e pavimentação, na tarde de sexta-feira (20/08). A Secretaria de Obras e Serviços Públicos concluiu mais de dois quilômetros de asfalto e rede de esgoto nas ruas Olívio Osório Rodrigues, Antero Pinto, Valério Moreira, Francisco Cardoso de Almeida e Angelo Joaquim Pinto. “A melhoria foi de 100%. Quando chovia, entrava lama na minha casa e, no calor, os móveis ficavam completamente cobertos pela poeira”, disse Sebastião Faray, morador do bairro há 30 anos.


O prefeito Sérgio Soares destacou sua alegria em governar e entregar obras à população. “Como é bom ter uma obra concretizada. Estamos trabalhando incessantemente para justificar os votos daqueles que me elegeram. O município já tem mais de 100 quilômetros de pavimentação e queremos recuperar todo o restante”, destacou.


Para Jaino Martins, morador do bairro há 40 anos, ver a sua rua pavimentada, com calçadas e rede de esgoto é uma conquista . “É um sonho de muitos anos que se tornou realidade. Para nós, ter o asfalto na frente de nossas casas é uma grande evolução”, afirmou.


“Essa é uma obra de promessa de campanha que se tornou realidade. Além da pavimentação e drenagem, construímos um poço artesiano na praça, beneficiando assim toda a população de Campo Lindo”, disse o secretário de Obras, Serginho Soares.


A inauguração foi marcada pela caminhada do prefeito cumprimentando os moradores do bairro, de casa em casa, ao som da Banda Municipal. Junto com Sérgio Soares estavam o vice-prefeito, Rafael Vitorino; o presidente da Câmara Municipal, Lucas Borges; vereadores Deoclécio Machado, Niodir Sales e Carlinhos da Farmácia; os secretários municipais de Obras, Serginho Soares; de Transportes, Alcides Menezes; de Administração, Márcio Videira; de Educação, Rosana da Silva Rosa; de Planejamento, José Fernando Soares; de Meio Ambiente, Adelmo Santos, entre outras autoridades.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Novos ônibus para transportar alunos em áreas rurais

A segunda-feira (23/08) começou diferente para os alunos da Escola Municipal Mariana da Glória, no Sapê, e da Escola Municipal Alfredo Torres, em Muriqui, ambas situadas em áreas rurais de Itaboraí. É que na última sexta-feira a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, entregou mais dois ônibus escolares que farão o transporte dos estudantes que moram longe das escolas.

“Estamos trabalhando intensamente com o compromisso de uma educação de excelência, garantindo também o acesso de nossos estudantes à escola”, destacou o prefeito Sérgio Soares, presente à entrega dos veículos. O governo Sérgio Soares, em apenas um ano e oito meses, já adquiriu cinco ônibus escolares.


“O ônibus vai servir não só para o transporte dos alunos à escola, mas também para atividades extracurriculares como idas ao teatro e passeios”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa.O transporte escolar já beneficia alunos residentes em Sambaetiba, Perobas, Pacheco, Fazenda São Thomé, Montevidiu e Vila Rica.

Secretaria de Obras abre 191 vagas de empregos

A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de Itaboraí realizará Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de mão de obra. Ao todo, são 191 vagas, divididas nas seguintes funções: serventes (118); vigias (4); armadores (02); pedreiros/rasteleiro/calceteiro (28), encarregados (18), motoristas de caminhão (4), operadores de retro (3), operadores de espagidor/rolo (2), operadores de motoniveladora/patrol (02), ajudantes de caldeiraria (02), ajudante de controlador de agregados (01) e ajudantes de operador de silo/betoneira/prensa (03).

Os salários variam de R$ 730,40 a R$ 1.500 e o processo seletivo terá vigência de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, se houver necessidade em algum cargo. A contratação é para atender ao convênio firmado com o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para execução de obras na cidade.

“A demanda da Secretaria de Obras é muito grande. Precisamos aumentar a mão de obra para dar continuidade ao trabalho de pavimentação e saneamento nos bairros, sem parar as obras. O processo seletivo é uma forma imediata”, explica o secretário de Obras, Serginho Soares.

A inscrição deve ser efetuada pelo candidato, no dia 27 de agosto, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua Fidélis Alves, 47, Centro, Itaboraí. Os candidatos deverão apresentar currículo em envelope pardo lacrado e identificado com o nome, endereço, e-mail, telefones de contato e cargo pretendido, de forma legível. São necessários, ainda, os documentos (original e cópia) de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de reservista (candidatos do sexo masculino). Os interessados não poderão ter vínculo com qualquer órgão público, seja municipal, estadual e federal.

Coordenado pela Comissão Especial de Recrutamento e Seleção, o processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, é composta por avaliação curricular e comprovação de experiência profissional (para todos os cargos). A segunda etapa consiste em entrevista pessoal, com caráter eliminatório e classificatório. As etapas serão realizadas dia 30 de agosto, sendo a primeira, no período da manhã, e a segunda, à tarde.

Caso o candidato não compareça à entrevista, estará, automaticamente, eliminado do processo seletivo. Os aprovados serão relacionados e classificados, por ordem decrescente de pontuação obtida e respeitando o quantitativo, cargo/especialidade. A divulgação do resultado será dia 31 de agosto, a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Administração, com publicação no jornal Estado em Notícias e no site da Prefeitura (www.itaborai.rj.gov.br).

São pré-requisitos, no ato da assinatura do contrato temporário: ter sido classificado, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter no mínimo 18 anos, experiência profissional comprovada no processo de seleção, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os cargos em que for exigido e ter sido aprovado no exame de aptidão física e mental.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Atendimento mais humanizado no Hospital Municipal

O setor do psicologia do Hospital Municipal Desembargador Leal cumpriu mais uma etapa do projeto “Porta de Entrada Humanizada: Abrindo Portas a Caminho da Cidadania”, destinado a oferecer atendimento diferenciado logo que os usuários chegam à unidade situada no bairro Nancilândia, em Itaboraí.


Na quinta-feira (19/08), foram realizadas palestras para os funcionários responsáveis pelo primeiro atendimento ao público, como recepcionistas, supervisores, agentes de fluxo, porteiros, recepcionistas de visita e responsáveis pela internação.


Na primeira palestra, a maquiadora e cabeleireira Ednalva Rodrigues de Almeida destacou a necessidade de se vestir bem e manter uma boa aparência e higiene no ambiente de trabalho. Em seguida, as psicólogas Yamara Alves e Rita Lorena falaram de postura e etiqueta.


“Gostei do evento. Os funcionários atendem diretamente o público e é importante que não se descuidem e saibam como se portar no trabalho, agindo e se arrumando da melhor maneira”, disse a auxiliar administrativa Suene Alcantara.


Através de palestras com temas diversificados, a direção do hospital pretende capacitar os profissionais a acolherem de forma ainda mais eficiente os usuários, facilitando o entendimento das solicitações dos pacientes para melhor prestação do serviço.


“Buscamos escutar o usuário em todos os aspectos. Ouvir suas preocupações, vivências, inseguranças e dúvidas. É importante discutir as necessidades, apoiando-os e fortalecendo a auto-confiança”, destaca a psicóloga Yamara Alves.