sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prefeitura alerta empresários


A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí em parceria com a Secretaria de Fazenda alertam os empresários locais como os de outros municípios para que estes não sejam prejudicados na abertura de seus negócios. Em outdoors espalhados pela cidade foram disponibilizados endereço e número de telefone para que os empresários não adquiram ou aluguem imóveis inadequados, sem antes fazer uma consulta prévia para saber da regularização do mesmo, possibilitando a certeza da viabilidade de seus empreendimentos no local escolhido.


A iniciativa da Prefeitura visa evitar maiores problemas e constrangimentos aos empresários na hora da compra ou aluguel do referido imóvel.



Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo: Rua Fidélis Alves, 47, Centro Administrativo _ Centro/ Itaboraí. Contato pelo telefone 3639-2069, ramal 323.


Secretaria de Fazenda: Praça Marechal Floriano Peixoto, 221 _ fundos _ Centro/ Itaboraí. Contato pelo telefone 3639-1547.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Prefeitura corta árvores com risco de cair

Equipes da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realiza desde a última semana podas e cortes de árvores em alguns pontos de Itaboraí. Os trabalhos tiveram início no bairros Outeiro e na Avenida 22 de Maio. Os cortes são feitos em árvores que corriam risco de cair e seus galhos ofereciam riscos de queda. Todo serviço está sendo realizado em respeito o meio ambiente.

A poda e a remoção das árvores seguem critérios técnicos e legislação específica. Todo o serviço conta com a perícia de engenheiros agrônomos e profissionais habilitados para realizar este trabalho.

“Diariamente recebemos diversas solicitações de corte de árvores em locais públicos e principalmente em áreas particulares. Nosso próximo passo será o replantio dessas plantas que foram retiradas. Desde o início do ano já plantamos 250 mudas de palmeiras em todo município.”, esclareceu o secretário Renato Ferreira.

Solicitação de poda ou remoção de árvores em vias públicas ou em áreas particulares podem ser agendadas pelo telefone 3639-1570 ou na própria secretaria, Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras, das 08h às 17h.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Capacitação e cidadania em Itaboraí

“Meu maior sonho era estudar para dar um futuro melhor para meus filhos”. A vida de Leonardo Almeida, 37 anos, estudante de construção civil, poderia ter sido diferente se não fosse a oportunidade de fazer o curso gratuito oferecido pela Prefeitura de Itaboraí.

As aulas de qualificação profissional vêm facilitando, a cada dia, a vida de jovens e adultos que buscam por um melhor emprego no município. Das salas de aula direto para o mercado de trabalho. Este é o caminho da grande maioria dos alunos que realizam os cursos em parceria com o Governo Federal.

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda, interessada em formar grandes profissionais e bem qualificados, desde o início de 2009 vem oferecendo gratuitamente diversos cursos destinados aos moradores de Itaboraí e preparando-os para o mercado de trabalho. São aulas de administração, carpintaria, alimentação, beleza e estática, construção civil, eletricista, metal mecânico, saúde, telemarketing, informática e várias outras oportunidades. Durante todo ano passado, 500 pessoas concluíram os cursos.

Tamanha satisfação com os cursos é comprovado em forma de cartas de agradecimento destinadas à secretaria. São dezenas que chegam a cada semana.

“O curso me trouxe esperança de trabalho e também a oportunidade de participar do crescimento do meu município. Quero construir minha própria casa, desde a fundição ao acabamento e poderei realizar meu sonho”, diz a carta de Francisco Silva de Carvalho, 34 anos.

“O curso não me trás só conhecimentos. Ele me trouxe amizades novas e tudo isso vai ser muito bem aproveitado. Muito obrigado me dar esta oportunidade. Pude aprimorar meus conhecimentos.”, escreveu Paulo Campos, 30 anos.

De acordo com o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Said Abrão, a secretaria atende em média 180 pessoas por semana que buscam informações sobre as aulas. O curso de construção civil não atrai somente homens, um levantamento realizado pela secretaria apontou que 40% das estudantes são mulheres. Segundo Said, sua maior satisfação é saber que ele, junto com toda sua equipe colaborou para que estas pessoas estivessem hoje ocupando seu lugar no mercado.

Os agradecimentos são muito importantes, mas não tem valor pra mim saber que melhoramos a vida de uma pessoa e que agora ela tem uma melhor qualidade de vida. Assim, melhoramos também nosso município”, comentou.

Para os interessados em ter uma qualificação gratuita, a secretaria oferece cursos sem limite de idade, informa a coordenadora Lúcia Lúcia Helena Borges. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 09, Centro. Informações adicionais pelo telefone 3639-2051.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Trabalhadores desabrigados terão direito a sacar FGTS

Em meio à tragédia que assola o Rio de Janeiro, uma notícia serve como uma luz para aqueles que estão desabrigados e nem sabem por onde reconstruir suas vidas. O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Elício Lima, informou que os trabalhadores desabrigados nas cidades que decretaram estado de emergência ou calamidade pública ,por conta das chuvas, vão poder retirar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trabalhadores desabrigados de Itaboraí terão direito ao benefício e poderão sacar até R$4.650. A retirada do FGTS não será feita imediatamente. Antes, o Ministério da Integração Nacional tem que homologar o decreto de estado de emergência do município. Depois disso, o trabalhador terá 90 dias para solicitar o saque. Segundo o secretário municipal de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí, Saíde Abraão, o Ministério do Trabalho publicará, na próxima semana, os tramites para o saque do FGTS.

“Assim que for publicada a normatização para que os trabalhadores desabrigados possam sacar o fundo, toda a população será informada”, afirmou o secretário.

Uma outra ação também vai beneficiar os moradores atingidos pelas chuvas, o "Pró-moradia Emergencial". O programa é uma linha de financiamento para a construção de casas próprias, a ser gerida pelos municípios atingidos, com prazo de pagamento de 30 anos e juros de 3% ao ano. O Ministério do Trabalho ofereceu R$ 1 bilhão para financiar esses imóveis. O programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal também dará prioridade aos municípios mais afetados.

Saúde se mobiliza para combater o caramujo africano

Equipes da Secretaria de Saúde de Itaboraí estão se mobilizando no combate ao caramujo africano. Agentes de controle de endemias do município trabalham nos locais infestados com um novo tipo de pesticida, mais eficaz na eliminação da praga. “O morador deve ligar para o telefone 3639-0617, para que possamos ir ao local e fazer a aplicação do produto. No dia seguinte, retornamos para averiguar se há mais algum foco do molusco”, explica o coordenador municipal do programa de endemias, Marcelo Neves Chagas.

Os agentes também estão realizando a captura e incineração do Achatina fulica (nome científico do caramujo africano), além de orientar a população sobre como proceder ao localizar focos em casa ou em terrenos públicos. O molusco é resistente às baixas temperaturas, à seca e ao sol intenso. Prolifera-se muito na estação chuvosa.

É preciso que a população se conscientize de que não deve jogar detritos nos quintais das casas nem nas ruas, porque além dos caramujos, os entulhos contribuem para o aparecimento de ratos e insetos”, explica Chagas. Outra recomendação importante é de que deve ser evitado o contato direito com os caramujos e nunca depositá-los no lixo, mesmo depois de mortos, uma vez que a casca do animal pode acumular água e servir de criadouro para os mosquitos da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde vê esta situação com uma imensa gravidade já que esta praga é reconhecida internacionalmente como uma das 100 espécies invasoras mais perigosas e considerada um problema mundial. Eles provocam doenças em humanos e em alguns animais; contaminam o solo e a água; devastam plantações, hortas e jardins. Podem transmitir vermes que causam problemas neurológicos, como a meningite eosinofílica. Podem causar também a angiostrongilíase abdominal, enfermidade que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna), que pode resultar em óbito.

Alternativa ao escargot

O caramujo africano chegou ao Brasil na década de 80, trazidos do Leste-Nordeste da África como alternativa ao escargot (molusco utilizado na culinária francesa) e, como não foi apreciado na cozinha brasileira, os criadores foram abandonando as atividades, fazendo com que escapassem para o meio ambiente. Pode chegar a 15 centímetros de comprimento e 200 gramas de peso. Sem acasalamento, cada um coloca 1.200 ovos por ano. Acasalados, o número dobra.

Controle

A primeira medida é identificar o caramujo africano. A concha de cor marrom-escuro, com listras esbranquiçadas desiguais, um pouco em zigue-zague. A espécie africana é hospedeira de vermes que podem ser nocivos à saúde humana. Os caramujos gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc. Também são locais muito propícios os restos de construção, entulhos e, em especial, os tijolos furados.

Programa Municipal de Combate à Dengue

TeL: 3639-0617



Feira Mix vai agitar os sábados de Itaboraí

Artesanatos, roupas e acessórios , tudo isso reunido em um lugar só. Assim vai ser a Feira Mix de Itaboraí que vai acontecer todos os sábados na praça do restaurante popular, situada na Rua Dr. Pereira dos Santos, s/n, a partir de 10h. Mais conhecida como Feira de Itaipava , o evento é organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e tem o objetivo de estimular a prática do artesanato no município.

A Feira Mix contará com participação de 80 expositores e irá proporcionar à população da cidade diversas opções de compra. O espaço também vai contar com uma praça de alimentação que estará disponível durante todo o evento. À tarde, a secretaria está preparando um grande show, com a apresentação do grupo de Forró Garotos 100 Preconceito.

O evento estará aberto ao público, todos os sábados, de 10 às 20h. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, o objetivo em trazer a Feira de Itaipava para o município é ampliar a feira de artesanato que já acontece as sexta-feira, ao lado das Casas Bahia e com isso, contribuir para a comercialização dos produtos dos artesãos locais.

“Recebemos a proposta dos organizadores da Feira de Itaipava, que ocorre em São Gonçalo, solicitando a realização da feira em nosso município. Tendo em vista que a área do restaurante popular permite a realização de um grande evento, nós vislumbramos a possibilidade de agregar a feira de artesanato realizada às sexta-feira, à feira de Itaipava, aos sábados. A população sairá beneficiada pois ela terá mais uma opção de compra, assim como entretenimento e lazer”, concluiu Guimarães.

Os comerciantes que trabalham com artesanato, roupas e acessórios e que estejam interessados em participar da Feira Mix, devem entrar em contato com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo pelo telefone 3639-2069 / ramal 323 para realizar a inscrição. Vale lembrar que o comerciante não precisa ser necessariamente morador de Itaboraí.

Hospital da Mulher inaugura no segundo semestre

O secretário municipal de Saúde, André Alonso, se reuniu nesta terça-feira com a arquiteta Zélia Magalhães, que é a responsável pelo projeto do Hospital da Mulher, onde hoje funciona o Hospital Estadual João Batista Caffaro. Segundo a profissional, não haverá necessidades de grandes obras, serão feitas adaptações que vão diminuir os custos do projeto e o prazo de entrega. O Hospital da Mulher deverá estar pronto no início do segundo semestre.

De acordo com André Alonso, a nova unidade terá UTI para adultos e uma UTI neonatal, além da maternidade de média a alta complexidade e ambulatório. Entre as especialidades que serão oferecidas estão: neurologia, endocrinologia, reumatologia, oncologia, mastologia.

Um Bebê no Picadeiro chega a Itaboraí

O que acontece quando um bebê é encontrado por palhaços em um circo? É exatamente isto que os espectadores vão descobrir ao assistir o espetáculo “Um Bebê no Picadeiro”, que chega a Itaboraí e estará em cartaz nos dias 17 e 18 de Abril (sábado e domingo), às 19h, no Teatro João Caetano, no Centro da Cidade.

A peça da companhia Preto no Branco conta a história de três palhaços (Cuscuz, Mariola e Puxa-puxa) que encontram um bebê deixado no circo e se veem com a responsabilidade de cuidar do pequenino. Com a nova experiência, eles se apaixonam pelo bebê e encontram uma forma divertida de contar a história do Tarzan (o menino da floresta) para a criança.

A peça “Um Bebê no Picadeiro” foi montada em comemoração aos dez anos da Companhia Preto no Branco que é formada por artistas e educadores. Os espetáculos do grupo são sempre cheios de humor e lirismo. Os artista buscam estimular as crianças à reflexão sobre temas que geram conhecimento e entretenimento como: história do Brasil e as invenções de Santos Dumont, por exemplo. No elenco estão: André Brilhante, Fernanda Baronne e Márcia Viveiros, o texto é de André Brilhante e a direção é de André De Angelis.

SERVIÇO:

Data: 17 e 18 de Abril (Sábado e Domingo)

Horário:19h

Local: Teatro João Caetano – Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro, Itaboraí.

Ingressos: R$10,00 (R$5,00 - Meia-entrada)

Classificação etária: Livre

Itaboraí inscreve Mc´s para Batalha da Cultura

Até o dia 20/04 estarão abertas as inscrições para o primeiro desafio de MC´s de Itaboraí, que acontecerá através do programa Batalha da Cultura, evento a ser realizado no dia 25/04, no Teatro João Caetano. O evento, de acordo com um dos organizadores, Saulo Matos, tem como objetivo divulgar o movimento Hip Hop no município. Os artistas podem se inscrever através do e-mail hiphopitaborai@gmail.com ou na Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí, que fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro histórico da cidade.

Serão selecionados 32 artistas. Os nomes dos escolhidos serão divulgados através do blog: www.desafiodemcs.blogspot.com. Os duelos acontecem em dois ou três rounds. As duplas que se enfrentarão serão escolhidas por sorteio e os vencedores escolhidos pelo público. No primeiro round, um Mc rima e o outro responde. No segundo, o que começou rimando responde e se o público ficar em dúvida sobre qual o melhor Mc, a batalha segue para o desempate em um terceiro round.

A final será disputada entre os vencedores dos duelos anteriores e os artistas serão julgados pelo Mc Marechal que escolherá o melhor artista. As inscrições para o primeiro desafio de Mc´s são gratuitas.

Prefeitura trabalha no fim de semana pelas vítimas da enchente

A Prefeitura de Itaboraí montou, neste último final de semana, uma força tarefa envolvendo todas as secretarias municipais para atender com mais agilidade as comunidades atingidas pelas enchentes na cidade. O objetivo foi oferecer suporte necessário as vítimas desabrigadas e desalojas pelas chuvas que caíram em todo Estado do Rio de Janeiro na semana passada.

No sábado e no domingo houve um mutirão para atender os bairros Beira Rio, Bairro Amaral, Aldeia da da Prata, Visconde, Engenho Velho,Itambi, Três Pontes, Iguá, Rio Várzea, Ampliação, São Joaquim e Pacheco. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelo cadastro e abastecimento da população afetada, foram contabilizadas 3.227 pessoas atingidas pelas chuvas até o momento. Estão sendo distribuídos cestas básicas, água, colchões, roupa de cama, roupa masculina e feminina, fraldas, material de limpeza de casa e pessoal , calçados e remédios.


Os profissionais da secretaria de saúde também participaram da ação, oferecendo suporte as vítimas e realizando trabalho de prevenção de doenças causadas pelas enchentes, como leptospirose, diarreia, hepatite A, dengue, gastroenterite aguda e tétano. A orientação da equipe médica é que as pessoas que tiveram contato com as águas poluídas e estejam apresentando sintomas como: febre alta, dores musculares, feridas no corpo, devem procurar as unidades de saúde mais próxima para serem avaliadas.


A prefeitura montou quatro postos para coleta de doações:


1 - Secretaria de Desenvolvimento Social (posto oficial): Rua Dr. Pereira dos Santos, nº10, Centro, Itaboraí. Tel.: 3639-2080.


2 –Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo: Av. 22 de Maio, nº 7071, Venda das Pedras, Itaboraí. Tel.: 3639-1029.


3 – Colégio Municipal Luzia Gomes: Rua Nestor Viana s/n, João Caetano, Itambi.


4 – Subprefeitura de Manilha: Rodovia RJ-104, km 23, Manilha (ao lado do Posto de Combustível JB).

Pontos de coleta de donativos

sábado, 10 de abril de 2010

Prefeitura realiza mutirão para ajudar vítimas das chuvas - S.O.S. Itaboraí

Durante todo o dia de hoje, está sendo realizado um mutirão em Itaboraí que envolve todas as secretarias do Governo Municipal. A meta é dar todo o suporte necessário as vítimas das enchentes. Estão sendo distribuídos: colchões,comida, água, roupa de cama, roupa masculina e feminina, fraldas, material de limpeza de casa e pessoal , calçados e remédios.

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Social, que está responsável pelo cadastro e abastecimento da população afetada, já são ao total 2.783 pessoas atingidas, cerca de 1.000 famílias, dados dos relatório de atendimentos a população. O bairros afetados são: Beira Rio, Bairro Amaral, Aldeida da Prata, Visconde, Engenho Velho,Itambi, Três Pontes, Iguá, Rio Várzea, Ampliação, São Joaquim e Pacheco.

A Secretaria de Obras continua trabalhando dia e noite para esvaziar os pontos de alagamento, dando suporte em áreas criticas e realizando obras para a liberação mais rápida possível das ruas que foram interditadas.

Já a Saúde, se destaca na ação de vacinação da H1N1, já que alguns postos de saúde foram afetados com a água, a secretaria disponibilizou um ônibus que estará rodando a cidade para suprir as áreas descobertas. Em locais que ainda estão alagados, técnicos de saúde irão de barco levar a vacina e remédios.

A prefeitura pede doações e trabalhadores voluntários que queiram ajudar. Estamos precisando principalmente de comida, roupas normais e roupas íntimas, fraldas, colchões, agua potável, material de limpeza e higiene pessoal.
As doações podem ser entregues na secretaria de Desenvovimento Social, situada na Rua Dr. Pereira dos Santos, nº10, Centro, Itaboraí.
Mais informações pelo tel: 3639-2080.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ônibus universitário é pioneiro em Itaboraí

Veículo novo, confortável, com ar condicionado, poltrona reclináveis e até televisão. Assim é o ônibus universitário que é oferecido aos estudantes do município de Itaboraí.

Um antigo desejo do prefeito, Sérgio Soares, o transporte universitário gratuito é um projeto pioneiro no município e atende 250 estudantes em nove diferentes faculdades, entre os municípios de Niterói e São Gonçalo. O objetivo de incentivar a Formação Acadêmica possibilitando o acesso às Instituições de Ensino fora do Município de Itaboraí, destinando-se aos estudantes que estejam regularmente matriculados no Ensino Superior.

Desde o início do ano, em duas diferentes rotas e dividido em vários horários, o Transporte Social Universitário, pontualmente, busca os estudantes em seus devidos pontos. Ao todo, são nove pontos de embarque: Trevo da Reta, Venda das Pedras, Nova cidade, Centro de Itaboraí, Rio Várzea, Outeiro das Pedras, São Joaquim e Manilha (Mc Donald's e passarela).

“Sei da importância deste ônibus na vida das pessoas. Eu mesmo, quando estudava, tinha muitas dificuldades para chegar à universidade. Já precisei pegar carona em boleia de caminhão e dividir moradia pra economizar no dinheiro da passagem. Hoje sei que todo o esforço valeu a pena.”, disse o prefeito Sérgio Soares, orgulhoso por poder ajudar na caminhada acadêmica dos estudantes itaboraienses.

Para os usuários, o ônibus universitário representa uma única forma para manter os estudos.
“O transporte pra mim não representa somente uma grande economia, mas também uma maior segurança. Sem ele não teria como estudar, a passagem é muito cara. Agora não preciso mais me arriscar, vou e volto todos os dias com as mesmas pessoas e isso me dá mais segurança.”, explicou a estudante de estatística da UFF, Jociléia Bezerra Moreira, 20 anos.
O transporte, que ainda está em fase inicial, ainda vai ganhar uma roupagem moderna e os estudantes ainda vão ter carteirinhas de identificação.

De acordo com o coordenador do Transporte Social Universitário, Franklin Fernando Medeiros, quem utiliza o ônibus precisar ter compromisso, ser assíduo e não pode ter mais de três faltas consecutivas e sem justificativa. O transporte facilita também o acesso dos alunos que estudam no Rio. Ele acrescenta ainda que o intuito do prefeito é fazer um cadastro destes estudantes para que futuramente eles possam estagiar na prefeitura, em suas respectivas áreas de estudo.