segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Saúde terá Conselho Gestor em todas as suas unidades

O novo secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Chaves Carvalho, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, garantiu que o município de Itaboraí instituirá, no primeiro trimestre de 2011, Conselhos Gestores em todas as suas unidades. O anúncio foi feito no último dia do I Encontro “Participação Popular na Estratégia de Saúde da Família em Itaboraí”, quinta-feira (16/12), que durante três dias reuniu mais 300 pessoas no Esporte Clube Comercial, no Centro da cidade.

“Valorizo muito a luta diária de quem está lá na frente, na ponta, cuidando do paciente, sabendo das deficiências, dos problemas de saúde do município. Rodei as 92 cidades deste Estado. Não sou secretário de gabinete. Gosto de estar na rua, onde as coisas acontecem. Se eu tiver um bom atendimento dos agentes comunitários, o paciente dificilmente chega ao hospital, a um leito de CTI. O Conselho Gestor é um passo importante que estamos dando nesse sentido. O Comperj está sendo implantando e Itaboraí tem que estar preparada para receber o fluxo populacional que está chegando. Por isso, temos que agir o mais rápido possível, principalmente na linha da prevenção. Cuidar da saúde do usuário como a família da gente”, disse Chaves.

O Conselho Gestor é formado por representantes dos usuários, dos profissionais e da Secretaria de Saúde. A ideia é dar um novo “gás” em todas as unidades de saúde do município, trazendo a participação popular e o interesse dos moradores para dentro dos postos com o objetivo de identificar e buscar soluções para as necessidades e os problemas de saúde, além de acompanhar e avaliar as atividades das unidades e os serviços prestados à população, entre outras funções.

“Através do Conselho Gestor a saúde pública estará mais próxima da realidade de vida das pessoas e menos impregnada da burocracia administrativa, tornando as discussões mais socializadoras”, afirmou o coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Luiz.

Por meio de palestras, dinâmicas de grupo, exposição de trabalhos e produção coletiva de materiais educativos, especialistas em saúde e educação analisaram e discutiram o envolvimento da sociedade na definição e realização das políticas públicas na área e melhoria do atendimento ao público nas unidades de saúde.

Os profissionais de saúde presentes evento estavam entusiasmados em participar do encontro. “Sempre participo das capacitações, palestras, reuniões. A gente se recicla, aprende muita coisa nova para melhorar nosso dia-a-dia no trabalho, no atendimento das necessidades dos pacientes”, enfatiza a agente comunitária de saúde Vanessa Figueiredo Rodrigues, há 10 anos trabalhando no PSF de São José.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde e Educação Permanente, o evento contou ainda com a participação da Professora e Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Carla Moura, com o subsecretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Santanna, com a coordenadora do Estratégia de Saúde da Família, Elizabeth Carvalho, e demais profissionais da área.