sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Saúde alerta sobre uso de cloro e outros saneantes

A Secretaria de Saúde de Itaboraí, através do Departamento de Vigilância Sanitária, solicita à população que não usem cloro, amaciantes, detergentes ou desinfetantes vendidos em garrafa pet de refrigerante de origem clandestina e sem o registro na ANVISA. Além de terem eficácia e segurança duvidosa no combate a doenças, esses produtos contém metais pesados, que podem até afetar o sistema nervoso. A Resolução SMS nº 37/10 foi publicada no Diário Oficial do Município no último sábado (04/12) e já está em vigor.

Todos os agentes públicos e unidades municipais de saúde estão em alerta, informando comerciantes (fixos e ambulantes) e moradores, principalmente de condomínios, sobre os perigos de vender e utilizar artigos de limpeza sem qualidade comprovada, além de orientar sobre possíveis problemas de saúde que esses produtos podem ocasionar.

“Além disso, quem compra cloro em embalagem de refrigerante, sem rótulo ou registro, pode estar consumindo um produto “batizado” ou levando “gato por lebre”, já que não há como identificar qual o percentual de hipoclorito de sódio presente naquela substância ou se, até mesmo, foi adicionado um corante ou outras químicas nocivas na água. Por isso eles custam mais barato”, esclarece coordenador do departamento de Vigilância Sanitária, Paulo Cesar da Silva Lemos.

Os saneantes, produtos que facilitam a limpeza e a conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais), são amplamente utilizados pela população. O cloro também é usado para combater e eliminar as doenças transmitidas por microorganismos, além de tratar água de poço e desinfetar frutas e verduras.

Ainda de acordo com a lei, o ambulante que conduzir em veículo de transporte e comercializar substâncias, materiais ou alimentos não autorizados pode pagar 40 UFITAS (cerca de R$ 82,00). Os estabelecimentos fixos (padarias, peixarias, mercadinhos, bares, lanchonetes, entre outros) que descumprirem as normas baixadas e portarias, resoluções e demais atos do Departamento de Higiene e Saúde Pública e outros em vigor, serão autuados com 80 UFITAS (aproximadamente R$ 164,00). Mais informações no telefone 3639-0617.