quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Redes sociais aproximam gestão pública dos Itaboraienses

Com uma simples busca pela expressão “prefeitura” no Twitter, é encontrado uma vasta opção de administrações de municípios e capitais na rede. Febre na internet, as redes sociais conectam milhões de pessoas no mundo inteiro. Orkut, Facebook, YouTube e Twitter viraram sinônimo de interação e troca direta de informações na rede mundial de computadores.

Impusionada por tamanha potencialidade de comunicação, a Prefeitura de Itaboraí não ficou de fora e também garantiu seu espaço no mundo virtual. Com objetivo de criar um canal que disponibilizasse informações sobre gestão e serviços direcionados às comunidades, além de um espaço que servisse para esclarecimento de dúvidas e ouvir diretamente a população, em 2009, foi criado o Blog Oficial, que já ultrapassou a marca dos 42 mil acessos. Com enquetes, livro de visitas e espaço destinado a comentários, serviços e informações turísticas, a ferramenta se tornou um dos principais meios para divulgação das ações do governo, aproximando assim o cidadão do poder público.

“O uso da internet como cenário desse diálogo acelera e fortalece o processo de cidadania com o envolvimento de milhares de pessoas em causas que interessam a todos. Em uma via de mão dupla, os gestores disponibilizam informações sobre serviços ao mesmo tempo em que a população ganha um meio para levar aos governantes suas reivindicações”, disse o Secretário de Comunicação, Márcio Chaves.

Dez canais foram criados pela Prefeitura como forma de interação com a população. O prefeito Sérgio Soares também criou um perfil no Twitter (@sergioasoares) para aumentar o contato com a população pelas redes sociais. "Ainda estou me familiarizando com essas novas ferramentas, mas elas dão um retorno muito ágil. Percebo que a população se sente mais próxima.", comentou.

Seguidores fiéisDiariamente, mais de dois mil seguidores monitoram diretamente a administração do governo. Por dia, em média, cerca de 20 pessoas se tonam membro de algum dos canais de interação.

“A proximidade com a população por meio das redes sociais está fazendo parte de uma mudança cultural no poder público, que tem o desafio de incorporar no plano de trabalho as solicitações recebidas nesta nova realidade e aliá-las às demandas formais.”, é o que explica o Assessor e Comunicação, Ruanh Meneses.

Perfis da Prefeitura:

Twitter - Cidadania com 140 caracteres. O cidadão pode ter acesso a vários serviços oferecidos pela Prefeitura de Itaboraí. Para acompanhar ações do governo, conferir agenda de shows da cidade: @pmitaborai.

Pelo Orkut
1 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8501453555863812014
2 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12265565266784129105
3 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10381888844042364707

Blogs
Oficial - http://prefeitura-itaborai.blogspot.com/
Cultura: http://casadeculturaheloisaalbertotorres.blogspot.com/

You Tube
Canal TV Prefeitura – www.youtube.com.br/ comunicaitaborai

Pelo Site Municipal
http://www.itaborai.rj.gov.br/home/

Facebook
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001858988337

Friend Connect
http://www.google.com/friendconnect/