quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

“PSFs vai à sua rua” investe em prevenção de doenças

Investir mais recursos na rede de atenção básica. Esta é uma das metas do novo Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Carlos Alberto Chaves Carvalho, para atender, com qualidade, o fluxo populacional que o município já enfrenta por conta da implantação do Complexo Petroquímico na cidade.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Censo 2010 do IBGE, dentre os 17 municípios da Região Leste Fluminense, Itaboraí tem a melhor cobertura: 85,5% da população é atendida pelo Programa de Saúde da Família (PSF), cujo objetivo é fazer acompanhamento para prevenir doenças.

“Problemas decorrentes de hipertensão e diabetes devem ser prevenidos e tratados nos PSFs. Porém, há ainda um grande número de pacientes que são internados no hospital municipal, por ter sofrido acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto decorrente dessas doenças”, afirma Chaves.

E a prova de que investir em prevenção significa diminuir o número de doentes crônicos e o consequente inchaço da rede pública de saúde é dado por iniciativas como o “PSF vai à sua rua”. Criado e desenvolvido pelo Posto de Saúde de Visconde, o projeto tem objetivo de aproximar ainda mais os serviços de saúde (medição de glicose, aferição da pressão arterial, distribuição de remédio, encaminhamento a especialistas, solicitação de exames, orientação sobre formas de contágio de doenças, combate à dengue, entre outras ações) à população, identificando, principalmente, hipertensos e diabéticos ainda na fase inicial da doença.

“Quanto mais cedo descobrirmos a doença, melhor para tratá-la. A ideia é buscar pessoas que não procuram os serviços de saúde por acharem que estão bem, quando, na verdade, a glicose está nas alturas e a pressão arterial totalmente descontrolada. Não podemos ficar esperando as pessoas irem até os postos ou os agentes de saúde realizar visitas domiciliares. Temos que atuar em ações de promoção à saúde em todo município”, explicou o médico de família Aledson Costa, responsável pelo projeto.

A dona de casa Luzia dos Santos Calderas, de 67 anos, recebeu com surpresa a notícia de que pode estar diabética. “Eu vim ao Posto de Saúde por acaso. Ultimamente tenho sentido uma sensação de boca seca e bebo muita água, principalmente à noite. Não sabia que estava com a glicose alta. A partir de agora vou começar a tomar o remédio e procurar uma nutricionista, pois sei que estou acima do peso”, disse preocupada.