quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitura e Petrobras doam apostilas de informática

Cerca de 150 alunos receberam, em cerimônia realizada no Centro de Capacitação Profissional, o material didático do curso de informática, a ser iniciado em janeiro de 2011. A doação é fruto de parceria entre a Petrobras e a Prefeitura de Itaboraí, e aconteceu na última terça-feira (14/12), na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu. Pais, alunos, professores e idealizadores do projeto se uniram à cerimônia de entrega. Além de Informática, a Prefeitura também oferece cursos de idiomas (Inglês e Espanhol) e Técnicas de Comunicação e Expressão na Língua Portuguesa (TCE), gratuitamente.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, a vinda do Comperj para o município trará para Itaboraí empresas de diferentes segmentos, resultando na necessidade de mão-de-obra qualificada. “O nosso objetivo é dar acesso à formação técnica profissional e contribuir para que a população itaboraiense aprimore os seus conhecimentos, e conquiste um futuro melhor”, afirma Guimarães.

Representando a turma de Informática, as alunas Maria Assunção, Marilene Renata da Silva e Ilma Machado receberam as apostilas das mãos do seu professor, simbolicamente, em nome de todos os presentes. “A minha motivação para a realização desse curso é a vontade de conseguir um emprego bom e estar qualificada para que isso aconteça”, disse a estudante Renata da Silva, 36 anos.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Capacitação, Talita Camacho, a realização dos cursos é muito importante para a inclusão social e cultural da população de Itaboraí. “É com muita satisfação que entregamos esse material e motivo de grande alegria saber que estamos contribuindo para a formação intelectual dos nossos alunos e, com isso, proporcionando maiores oportunidades de emprego”, concluiu a coordenadora.

Ao final da cerimônia foi apresentado um vídeo com informações do questionário sócio-econômico, realizado pelo Centro de Capacitação, com o objetivo de avaliar melhor a situação de cada participante e conhecer suas necessidades. De acordo com o questionário, 77% dos alunos são mulheres e 22% homens. Em relação à faixa etária (levando em consideração idade mínima de 15 anos), 45% têm menos de 20 anos, são estudantes e solteiros. A pesquisa revela ainda que 96% dos estudantes são itaboraienses e 75% deles residem no Distrito de Itaboraí.

Atualmente, o Centro de Capacitação atende cerca de 3 mil e 800 alunos, sendo 36% alunos de Informática, 29% Inglês, 16% Espanhol e 4% TCE. Para mais informações, o atendimento é feito na Rua Doutor Pereira dos Santos, 10, sala 2, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.