sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mais de dois mil atendimento na Policlínica de Manilha

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Itaboraí, somente no primeiro mês de funcionamento da nova Policlínica de Manilha foram realizados 2.287 atendimentos, entre consultas e serviços. Inaugurada em 25 de outubro, a Policlínica foi criada para atender todos os moradores dos distritos de Manilha e Itambi. Apesar do número expressivo, a diretora médica do centro de especialidades, Simone Figueiras Pires, afirma que a unidade tem capacidade para realizar o triplo deste número e, até janeiro de 2011, pretende alcançar 6.300 atendimentos mensais.

“Sabemos como é difícil para os moradores irem ao Centro da cidade ou até Nancilândia buscar assistência médica. Por isso o prefeito Sérgio Soares fez questão de instalar a Policlínica aqui, para proporcionar uma saúde de qualidade mais perto de casa”, ressaltou a diretora. Ainda de acordo com ela, muitos pacientes não sabem que existe em Manilha um novo centro médico disponibilizado pela Prefeitura e acabam se dirigindo para a outra policlínica. Outros acreditam que no local ainda funciona uma antiga clínica particular.

A unidade de saúde oferece assistência em clínica médica, ginecologia/obstetrícia, pediatria, neurologia, cardiologia, dermatologia, urologia, angiologia, reumatologia, fisioterapia, otorrinolaringologia, hebiatria e psicologia. Todas as consultas médicas são marcadas pelos Postos de Saúde da Família dos terceiro e sétimo Distritos ou pela Central de Regulação, que encaminham os pacientes à nova Policlínica.

A Policlínica de Manilha possui ainda salas para vacinação, teste do pezinho, preventivo, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, nebulização, medicamentos, curativos, exames laboratoriais e pequenos procedimentos, além de estar equipada com aparelho de eletrocardiograma, eletroencefalograma, detector fetal, balança eletrônica para pesagem de adulto e bebês, cadeiras de rodas e banheiro para portadores de deficiência física.

A direção pede aos pacientes que observem atentamente o local, dia e horário da consulta marcada. Em caso de falta, a pessoa só será atendida quando o PSF ou a Central de Regulação agendar uma nova data aumentando, desta forma, o tempo na busca pela especialidade médica. “Portanto, para evitar maiores transtornos e agilizar o atendimento médico, é fundamental que o usuário compareça à consulta”, explica Simone Pires.

A nova policlínica de Manilha fica localizada na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha, Itaboraí (ao lado da UPA 24 horas). Tels: 2635-9577 ou 2635-9296. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.