quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Muita emoção com a chegada do Papai Noel no Hospital de Itaboraí

Muita emoção e surpresa no Hospital Municipal Desembargador Leal Jr, em Itaboraí. No último dia 23/12, a ala pediátrica recebeu a visita do Papai Noel. Uma caminhonete com muitos brinquedos chegou ao hospital e emocionou pais, funcionários e crianças. Acompanhado pelo Secretário Municipal de Saúde, André Alonso e pelo vice-prefeito, Rafael Vitorino, o “bom velhinho” distribuiu os presentes para as crianças que estavam no hospital desejando o seu típico Feliz Natal. À tarde foi a vez do Secretário ofertar os presentes. De acordo com a mãe de uma das crianças internadas, Ana Paula da Conceição, de 25 anos, esta foi uma boa surpresa.
“ Para a gente foi uma surpresa, não sabia que ia ter essa visita do Papai Noel. Achei muito legal”, afirmou Ana Paula.
Para o Secretário Municipal de Saúde, André Alonso, esta iniciativa surgiu na tentativa de humanizar a relação paciente e hospital, renovando as esperanças de um ano melhor.
“Essa é uma maneira de fazer com que as crianças esqueçam o sofrimento pelo qual elas estão passando, mesmo que por algum tempo. Essa visita é uma oportunidade para que mesmo estando internada a criança possa interagir com o que está acontecendo fora do hospital”, concluiu o secretário.
O vice-prefeito de Itaboraí, Rafael Vitorino, também esteve presente ao evento e falou sobre a felicidade das crianças.
“Esta visita é muito importante para essas crianças , principalmente por que elas estão em um hospital. A presença do Papai Noel traz felicidade para aqueles que não tem nada” afirmou.
Atualmente, o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior conta com 18 leitos que atendem à crianças e adolescentes. Há também o setor de emergência pediátrica.

Prefeito e Secretário de Saúde se reúnem com gestores para traçar metas para 2010

O Prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares e o Secretário Municipal de Saúde, André Alonso, se reuniram , na manhã de hoje (30/12), com gestores da área de saúde para definir as prioridades para o próximo ano. Participaram da reunião, o Gestor de Saúde , Odílio Lino; a Diretora da Área de Atenção Básica e Gestão Participativa, Kátia Maria Costa Rosário; a Diretora do Programa Saúde da Família (PSF), Núbia Maria de Souza Horiba e o Gestor de Assistência Técnica , Dilson Simões. Para o prefeito, o atendimento de qualidade e com precisão é a principal meta para 2010.
“O médico tem que vibrar com a recuperação de um paciente , se isso não acontecer tem algo de errado com este profissional. Devemos nos lembrar sempre que trabalhamos para o povo e não para o Prefeito, ou para a Prefeitura. Temos que ter esta sensibilidade”, afirmou Sérgio Soares.
O Prefeito pediu ainda que seja dada atenção especial ao Programa Saúde da Família(PSF), que faz parte da atenção básica de saúde e atua diretamente na comunidade promovendo ações para o bem estar físico, mental e social do cidadão. A análise de dados também será prioridade neste novo ano. Será feito um cadastro dos atendimentos realizados nos hospitais da cidade para que a incidência de doenças possa mapeada por bairros e assim a secretaria possa tomar ações pontuais e preventivas. Como uma forma de prestar contas com a população será realizada uma reunião ao fim de cada mês com os gestores que deverão demonstrar os resultados obtidos por suas respectivas áreas.
Questionado sobre melhorias na infraestrutura de equipamentos da área de saúde, o Prefeito afirmou que no que depender dele os problemas serão resolvidos. Sérgio Soares afirmou ainda que profissionais de saúde não podem esperar por obras já que o mais importante seria o bom funcionamento e um atendimento humanizado.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Prefeito anuncia aumento para os professores

Em confraternização realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura nesta terça-feira, dia 29 de dezembro, o prefeito Sérgio Soares falou a respeito do aumento de salário dos funcionários, que no próximo ano entrará como meta para a prefeitura. A partir do dia 1º de janeiro, os professores da rede municipal de ensino terão aumento de 10% em folha e os diretores terão reajuste na gratificação. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, não foi difícil conseguir essa solicitação do governo, pois o aumento do salário para os professores foi uma das prioridades de campanha do prefeito. “A proposta do nosso prefeito é pagar o melhor salário de toda a região nesses quatro anos de governo. O profissional de educação tem que ser bem remunerado, para se ter qualidade no ensino e nós queremos profissionais satisfeitos e trabalhando com prazer na atividade que exercem, dando assim um retorno melhor para os seus alunos”, disse Rosana.
De acordo com a Subsecretária de Educação, Georgina Sales, a previsão é que ainda seja feito o reajuste de coordenadores e supervisores para 2010 e a aplicação do plano de cargo e salários para o setor de educação, melhorando o piso dos professores, da regência e demais benefícios. A secretaria aguarda a aprovação do concurso a realizar-se no final do ano que vem, da educação infantil até a primeira e segunda etapa do ensino fundamental. Ainda em clima de festa, o prefeito auxiliou no sorteio dos prêmios e desejou um feliz ano novo a todos!

Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior realiza capacitação de funcionários do CTI

O Núcleo de Educação Continuada do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ) promoveu na última segunda feira (28/12/09), a capacitação dos profissionais que trabalham no Centro de Terapia Intensiva (CTI). A capacitação teve como objetivo atualizar e treinar a equipe do CTI para o manuseio dos novos equipamento adquiridos recentemente pelo hospital. Para ministrar as palestras foram convidadas profissionais de saúde como Neusa Efrande, funcionária do Hospital Geral de Bonsucesso e professora da Universidade Castelo Branco, que falou sobre Monitoração Hemodinâmica Invasiva de Pressão Arterial, e Sueli Efrande, professora da faculdade Universo, que falou sobre Pressão Intracraniana (PIC), método realizado com cateter central periférico. Neusa destacou a importância da capacitação. “As palestras de capacitação propiciam aos profissionais de saúde a atualização e treinamento através da troca de experiência”, declarou a palestrante Neusa Efrande. O Núcleo de Educação Continuada, que funciona no HMDLJ, tem como objetivo educar em serviço, dar treinamento e capacitação aos funcionários do hospital durante seu período de trabalho evitando que eles tenham gastos com deslocamento ou que tenham que comparecer no hospital no seu dia de folga.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Prefeitura investe na valorização da mulher

Na última sexta-feira, dia 18, o Centro de Referência da Mulher (CRAM) realizou a sua festa de confraternização e contou com o pronunciamento da secretária Rosália Soares, de Desenvolvimento Social e do vice-prefeito, Rafael Vitorino.
Durante o evento, foi citado a importância da valorização da mulher e da iniciativa do governo Sérgio Soares em construir um Centro de atendimento às mulheres que sofrem nas mãos de seus companheiros e familiares. “As mulheres ainda são muito descriminadas e isso é um absurdo. Nós somos a base de nossa família, de nossa casa. Portanto, nunca deixem de lutar, de serem determinadas. Pois sem luta não se tem vitória”, conclui a secretária.
O CRAM foi inaugurado em julho deste ano e, desde então, atende em média três mulheres por dia com casos de violência doméstica. Segundo a coordenadora Jussara Florinda, às segundas-feiras, o índice de violência aumenta devido ao fato dos homens passarem mais tempo em casa e terem como grande estimulador, o consumo de álcool.
As mulheres que chegam até o CRAM recebem acompanhamento psicológico, jurídico e são auxiliadas a fazerem o boletim de ocorrência. Dependendo do caso, elas são encaminhadas para o Instituto Médico Legal para realizarem a perícia médica. Para 2010, o novo projeto a ser abraçado será a Clínica da Mulher, ainda em andamento e esperando a aprovação.

Projeto Conviver tem novas metas para 2010

Projeto do grupo Conviver arrebentou em 2009. Com mais de 2 mil pessoas beneficiadas, o projeto tem como meta a valorização e a auto-estima dos idosos.
O evento de confraternização aconteceu no dia 17 de dezembro e estavam presentes o prefeito Sergio Soares, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, o vice-prefeito Rafael Vitorino e os inscritos no projeto.
Em entrevista, o prefeito citou sua preocupação e o empenho da prefeitura em dar continuidade ao trabalho realizado: “Nossa preocupação é que o próximo governo possa dar ênfase a essa causa. Então, faremos com que um percentual vá para uma conta especial, administrada por uma diretoria para que seja feita a prestação de contas. Esse é um grande marco, pois precisamos nos preocupar com quem chega nessa faixa etária e que notoriamente é a camada que mais depende do poder público”.
De acordo com a secretária Rosália, a perspectiva para o próximo ano é que dobre o número de inscritos e, assim, a prefeitura possa beneficiar cada vez mais idosos. Também está em andamento a criação da Cidade do Saber e da Experiência, mais uma iniciativa da prefeitura, para oferecer a essas pessoas um espaço maior para entretenimento, com piscina, quadra de esportes, salão de festas, área para caminhada, além de todas as atividades que eles já dispõem de educação física, alfabetização, artesanato, fisioterapia, entre outros.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prefeito Sérgio Soares faz balanço das ações do ano e anuncia novos investimentos para 2010

Prefeito Sérgio Soares faz balanço das ações do ano e anuncia novos investimentos para 2010
Esperança e participação conjunta. Esta foi a mensagem para 2010 do prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares que, acompanhado do Vice Prefeito, Rafael Vitorino, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Ferreira da Silva, abriu as portas do salão nobre da Prefeitura para uma coletiva com jornalistas no fim da tarde dessa segunda-feira, 21/12. Na ocasião, o prefeito fez um balanço do seu primeiro ano de governo e antecipou as metas para o próximo ano.
Aos itaboraienses ficou uma certeza: 2010 será um ano desafiador no que diz respeito à explosão demográfica que se espera no município por conta das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) a ser concluída em 2012. Por conta do grande investimento da Petrobras no município, será possível direcionar melhor os recursos e oferecer à população um crescimento com dignidade e igualdade de condições.
A primeira medida de controle será a divisão do município em regiões administrativas e a total informatização dos setores administrativos já para o próximo ano. “Faremos um trabalho conjunto com as secretarias de Obras e Posturas para conter um possível crescimento desordenado. Buscaremos sempre um crescimento equilibrado, que não prejudique o bem estar da população”, esclareceu Sérgio Soares. As obras, continuarão sendo a prioridade em seu governo, com uma projeção de 36 % dos recursos destinados à pasta. “ Além dos 35km de pavimentação das ruas para 2010, o bairro São Joaquim será totalmente urbanizado e a produção de manilhas baterá a marca dos 500km alcançadas no último mandato”, garantiu o prefeito.
Outro desafio citado foi a questão do mercado de trabalho. Para atender à demanda num cenário muito mais exigente, a administração pública, juntamente com o governo do Estado, já trouxe a Faetec para o município, cujas vagas para qualificação profissional chegam à marca de duas mil. Mais cursos profissionalizantes, principalmente na área da construção civil, serão oferecidos à população em 2010. Além destas, Sérgio Soares quer entregar até o final de seu mandato mais 30 creches-escola.
Para o trânsito, a secretaria de Transportes está estudando formas de melhorar a sinalização, principalmente a horizontal, para que haja maior respeito ao pedestre. A Guarda Municipal ganhará reforço com a contratação de profissionais através de concurso público para níveis de 1º, 2º e 3º graus. Na Saúde, o prefeito firmou para maio a entrega do Hospital da Mulher, aonde hoje funciona a casa Mater, no Centro, além da aquisição de um tomógrafo para a unidade já existente. Os idosos que ganham até dois salários mínimos terão isenção no IPTU e os que quiserem pagar a vista terão 30% de desconto. “ Trabalharemos para que a população tenha orgulho de morar aqui, com cidadania e qualidade de vida”, concluiu o chefe do Executivo.
Com relação a educação no município, Sério Soares anunciou que no próximo ano vai aumentar o salário dos professores. “Fizemos um estudo dos salários pagos em todo estado do Rio de Janeiro e a partir do próximo ano, Itaboraí vai oferecer o segundo mair salário para os professores.”, disse. O prefeito anunciou ainda que está previsto mais investimentos para a educação. Serão construídas seis novas creches e quatro novas escolas nos bairros de Vila Brasil, Grande Rio, Cabuçu e Visconde. Serão ampliadas 32 unidades escolares. Ainda de acordo com o anúncio realizado pelo prefeito, 80% das escolas de Itaboraí serão reformadas.
O esporte também é uma das prioridades de Sérgio Soares, que disse acreditar ser uma das formas mais seguras de manter os jovens longe da marginalidade. “Em breve vamos fazer um grande investimento na área do esporte. Estou desapropriando um espaço de 80 mil metros, na localidade conhecida como Três Pontes, para construir uma vila olímpica”, anunciou. A estimativa é de que o espaço atenda mais de 35 mil alunos da rede municipal de educação com atividades esportivas.

Saúde realiza mais de mil atendimentos na Semana da Mulher

A 'Semana da Mulher' chegou ao final com o saldo positivo. Mais de mil atendimentos foram realizados nas trinta e cinco unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), em Itaboraí.
Com objetivo de valorizar e conscientizar a população feminina para o auto cuidado com a saúde, a Secretaria de Saúde de Itaboraí promoveu entre os dias 14 e 18 de dezembro, a 'Semana da Mulher'.
Divididos em 45 equipes, todos os envolvidos com o programa, como médicos, enfermeiros e agentes de saúde, atuaram durante toda a semana de conscientização realizando consultas, fazendo exames preventivos na população. As equipes ofereceram ainda orientações com relação ao aleitamento materno, cuidados com recém nascidos, esclarecimento sobre o exame preventivo, orientação sobre HPV, auto exame, cuidados com as mamas e doenças sexualmente transmissíveis e ainda com entrega de preservativos.
“A realização deste evento atingiu principalmente as mulheres que não valorizam o auto cuidado. Nossa meta era promover a prevenção de doenças como câncer de mama e de colo uterino.”, destacou a Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Karen Fatá.

Itaboraí ganha novas flores

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, vem realizando o plantio de mudas de Ixora na principal Avenida da Cidade. A Ixora é uma planta chinesa bastante utilizada em paisagismo, própria para jardins tropicais que vão dar ao município um novo visual.
Todas as mudas foram produzidas no próprio Horto Municipal. “Vamos continuar produzindo nossas próprias mudas para assim, diminuir o custo do nosso projeto de arborização.”, afirmou o Secretario Renato Ferreira.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Chegada do Papai Noel encanta Itaboraí

Com muita alegria e encantamento cerca de 1.500 crianças de Itaboraí receberam o Papai Noel, na tarde do último sábado, dia 19, no Estádio Municipal Alzirão. O evento marcou o início da comemoração do natal na cidade, que também contou com uma iluminação especial da praça e uma cantata em frente a Câmara Municipal.
A felicidade e empolgação das crianças era notável. Os pais também se empolgaram e comemoraram com muita animação a festa:
“É importante trabalhar os sonhos das crianças, ficamos mais esperançosos nessa nova geração. São valores que precisam ser cultivados”, comentou Gabriella Antunes, mãe do pequeno Frederico de 6 meses, que prestigiaram a atividade.
O Bom velhinho percorreu pela cidade em uma carreata que contou com a presença do Prefeito Sérgio Soares, do vice Rafael Vitorino, além de vereadores e secretários.
Após a carreata, Papai Noel foi para a sua casa localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, onde foram distribuídos brindes, pipoca, algodão doce, além de oferecer as crianças pula pula e demais brinquedos, não deixando de lado a clássica foto. A atividade aconteceu também no domingo.

Educação digna em escola de Apolo II

A Secretária de Educação e Cultura de Itaboraí, Rosana Rosa, juntamente com seus subsecretários, visitaram na manhã dessa segunda-feira, 21 de dezembro, o Ciep recém municipalizado Joaquim Pedro de Andrade, bairro Apolo II.
Juntamente com a comunidade, Rosana percorreu os corredores da unidade. De sala em sala, todos os três andares foram percorridos. O Ciep, que em janeiro de 2010 passa a ser administrado pelo governo municipal, está devidamente equipado e vai oferecer as crianças conforto e uma educação de qualidade.
Ao todo, serão beneficiados 500 alunos, divididos em três turnos. O Ciep Municipalizado Joaquim Pedro de Andrade conta com salas de aula modernas, espaçosas e ainda com aparelhos de ar condicionado, que dão mais conforto aos alunos e dignidade aos professores. Os estudantes terão ainda a disposição uma biblioteca, sala de informática com computadores novos, sala de ciências, um auditório e uma sala de recursos, para atender as crianças portadoras de necessidades especiais.
“O que queremos é dar aos seus filhos uma educação digna e de qualidade. Para isso, precisamos da ajuda de vocês, somos uma equipe, temos que trabalhar juntos para que isso aconteça. Problemas nós temos muito, mas vamos resolvê-los. A municipalização dessa escola foi feita e a nossa preocupação é em questão a segurança, mas não estamos medindo esforço para resolver essa questão.”, disse Rosana Rosa, em resposta aos questionamentos da comunidade com relação a policiamento da área.
Ainda de acordo com informações de Rosana, o Ciep também vai atender aos alunos da Educação Infantil, oferecendo aos pais um local onde deixar seus filhos em segurança para irem trabalhar.
Presente na ocasião, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Obras, Serviço Público e Urbanismo, Márcio Chaves, também conversou com os moradores do local e os tranquilizou com questões ligadas a infra-estrutura e urbanização.
“Estaremos implantando no ano que vem em Apolo II um posto avançado. Ele vai dar mais agilidade aos nossos trabalhos aqui no bairro. Agora, para colocar uma lâmpada ou passar a máquina na rua não vai ser mais preciso esperar toda aquela burocracia que impede que o trabalho seja realizado com muito mais rapidez. Vamos ter máquinas e equipes a postos para possíveis emergências.”, esclareceu.

Desenvolvimento Social faz doação de roupas no Rato Molhado

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí realizou na manhã dessa segunda-feira, 21/12, uma nova doação de roupas. Desta vez os contemplados foram os 100 moradores da comunidade do Rato Molhado, em Ampliação, inscritos nos programas sociais da Prefeitura de Itaboraí. O evento foi na Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.
Para os homens, foram doadas blusas sociais nos tamanhos P, M e G. Para as mulheres, um conjunto de roupas composto por uma saia acompanhada de uma blusa. Além das roupas a secretaria disponibilizou para as mães com filhos pequenos cerca 50 guarda-chuvas.
Quem fez a entregas das roupas foi a Secretária de SEDMS, Rosália Martins Soares, que durante a doação relembrou o trabalho da prefeitura na localidade e desejou a todos um ano de sucesso.
“A Secretaria está trabalhando junto com a Prefeitura para atender toda a população com todos os projetos, inclusive para atender a comunidade do Rato Molhado. A ação social está presente inclusive com a construção das novas residências, para que 2010 seja um ano muito melhor”, ressaltou Rosália.
Seguindo um calendário específico, a cada semana, um novo local tem recebido as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, junto com a secretária para entregar de pouco a pouco as seis mil peças que foram apreendidas pela Receita Federal e que agora beneficiam a população carente do município de Itaboraí.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Papai Noel chega à Itaboraí

As crianças e adultos que sentem a magia do natal tem um motivo a mais para estarem presentes em Itaboraí. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade programou para o próximo fim de semana.
Nesse sábado, 19 de dezembro, às 15h, Papai Noel chaga ao Estádio Municipal Alzirão, no Centro. O Bom Velhinho vai chegar de helicóptero e pousar no centro do gramado, acompanhado da Mamãe Noel. Após o pouso, Papai Noel seguirá em carreata pela Avenida 22 de Maio saudando aos moradores e visitantes da cidade até a Casa do Papai Noel, na Praça Marechal Floriano Peixoto, onde vai permanecer atendendo ao público, distribuindo brinquedos e tirando fotos com crianças até o domingo, dia 20/12, durante todo o dia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Formatura do Brasil Alfabetizado emociona alunos e professores

Foi uma noite muito especial para 350 formandos do Programa Brasil Alfabetizado da Prefeitura de Itaboraí. Mais de 500 pessoas participaram da festa de formatura de 16 diferentes escolas que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 16/12. Era visível a alegria de cada estudante e seus familiares presentes no evento que aconteceu na sede do Rotary Clube.
Repleta de emoção e surpresas, a noite contou com uma participação muito especial. Com determinação e esforço, aos 79 anos de idade, Dona Elza Ferreira, se matriculou no Programa Brasil Alfabetizado, na Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Bom Retiro. Ela, que acabou de aprender a ler e escrever no programa, surpreendeu a todos. Com muita alegria, Dona Elza leu um poema cujo tema era a amizade, levando emoção aos presentes na ocasião.
“Nós temos uma dívida com a sociedade Itaboraiense e que precisa ser paga. Queremos mais adultos se formem nos próximos anos e que nenhum fique sem saber ler e a escrever. Temos aqui hoje 350 formandos e estamos nos esforçando para dizer, nos próximos anos, que não temos mais pessoas analfabetas em nosso município. Essa é uma luta minha como prefeito. Estou fazendo de tudo para que esse sonho se torne realidade. Todos os moradores dessa cidade precisam dessa oportunidade, que por diversos motivos os afastaram da educação e não tiveram condições de estudar. A prioridade do meu governo é a educação. Somos pioneiros em construção de salas de aula no município e isso vai continuar acontecendo. Do que depender de nós, do nosso governo, a educação terá de tudo, estamos investindo para que ela fique cada dia melhor”, disse o Prefeito Sérgio Soares, desejando ainda que os formandos deem continuidade aos estudos e destacando que não poderia faltar a essa ocasião tão especial pra tanta gente.
Além do Prefeito Sérgio Soares e a Secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, estiveram também presentes no evento o Vereador, Carlinho da Farmácia; a Subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Freitas; Subsecretário de Infra-Estrutura, Aldemir Vieira; a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Sandra Luciano; entre outros.
Para os professores presentes, a Secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, anunciou uma grande novidade que vai incentivar a categoria.
“Vamos dar aos professores uma contrapartida pelo trabalho que executado como uma forma de incentivo. Queremos profissionais mais atuantes e comprometidos com os nossos trabalhos e projetos. Precisamos ter uma parceria, é assim que as coisas acontecem. Cada um de vocês que estão aqui hoje também é prefeito e estão na gestão sempre. Eu preciso da colaboração de cada um nesse processo de melhoria do nosso município. É essa união que vai nos levar ao sucesso”, ressaltou Rosana.

Vice-prefeito participa de festa natalina em Creche Municipal

O vice-prefeito Rafael Vitorino foi um dos participantes ilustres que estiveram presentes na festa de natal promovida na tarde desta terça-feira (16) pela Creche Municipal Maria das Dores - que este ano completa 10 anos de fundação. Estavam também a secretária de Educação e Cultura Rosana da Silva Rosa; o autor do brasão de Itaboraí Dr. Alberto Rosa Fioravanti; a diretora da instituição, Ana Paula Ladeira Miranda; a filha da patronesse Maria da Dores, Marlene Miranda Monteiro; e o Padre Roberto.
O objetivo da festa, cujo tema era “Descobrindo emoções”, foi agradecer a todos os funcionários por mais um ano de realizações; reunir pais, alunos e toda a equipe de educação para uma confraternização; e homenagear o Dr. Fioravanti pela construção do brasão de Itaboraí.
“Gostaria de parabenizar a todos. Todos são agentes de educação. Educar é ser rígido com amor. É saber dosar isso. Nosso governo vai trabalhar dando prioridade ao alicerce da educação. É ali que ela começa. Já construímos três creches este ano. No próximo, serão 40. É por meio da educação que faremos um município, um país e um mundo melhores”, salientou o vice-prefeito Vitorino sobre a importância da educação e do evento.
Para o ex-funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) e cientista político Fioravanti, a homenagem foi um presente surpresa: “Essa homenagem foi inesperada para mim. Estou sensibilizado. Fiz o brasão com amor e por amor. Também sou o autor do brasão do estado do Rio de Janeiro. É uma honra ter podido colaborar. Estou surpreso com o crescimento da cidade. Alegro-me ao ver uma creche que investe na identidade histórica e cultural. Fazer com que as crianças conheçam a história de sua cidade e de sua escola traz orgulho e estímulo. Ela se lembrará quando estiver crescida”, disse.
O cientista comentou sobre o crescimento da cidade de Itaboraí: “Vejo Itaboraí com a pujança de uma cidade que cresce, se diversifica e que será a cidade do futuro.”
Fioravanti falou ainda sobre sua preocupação com o bem-estar do cidadão e a importância da educação: “Preocupo-me com o desenvolvimento econômico e social e com o combate à pobreza. E a mola mestre para isso é o professor!”, encerrou.
Para a diretora da creche, o momento era especial para todos os atores da ‘família Maria das Dores’: “O dia hoje não é só das crianças. É de vocês também, professoras”.
Segundo a secretária de educação e cultura, o amor é a base de tudo o sucesso: “É um prazer muito grande estar com Vocês hoje, família Maria das Dores. A escola deve ser algo de integração, onde se constrói amor, sabedoria e conhecimento. Juntos, nós conseguimos a união. Faço um pedido a vocês: que o mundo seja governado com muito amor. É o que dá certo”, acrescentou Rosana.
A filha da patronesse Maria da Dores abriu o coração e falou do prestígio que a festa a proporcionava: “Estou muito emocionada. Já passei por muitas dificuldades em minha vida e hoje estou aqui. As crianças são o nosso futuro. Tenha fé e peça paz a Jesus”.
Após o fim das formalidades, a vez foi das crianças: Elas se apresentaram para pais e professores, que os olhavam orgulhosos e admirados. E ainda brincaram bastante e receberam roupas, brinquedos e calçados doados por funcionários que apadrinharam crianças.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cidade bonita é cidade limpa

O caminhão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca já esta nas ruas da Avenida 22 de Maio recolhendo restos de podas e galhos e materiais deixados pelos moradores. Às 8h desta quarta-feira, 01 caminhão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca deixou a Garagem Municipal rumo à Avenida principal da cidade.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Itaboraí oferece teatro de graça na praça

A Casa de Cultura de Itaboraí apresenta no próximo dia 19 de dezembro, às 20h, o espetáculo “Friziléia: uma esposa à beira de um ataque de nervos”.
A peça de Camilo Áttila é um monólogo com a atriz Elizabeth Savala, a “Socorro” da novela Caras e Bocas.
Friziléia conta a estória de uma mulher comum que se casou por pressão da sociedade e se tornou uma dona de casa. A personagem remete a uma nova versão da "Amélia", do cancioneiro popular, mas com um final diferente. Ela está à beira de um ataque de nervos por causa do cansaço da rotina e das obrigações de esposa, mãe, irmã, nora e mulher. Cansada de ser explorada por todos e para chamar atenção para sua condição de vítima, Friziléia começa a pensar em inúmeras formas cruéis e dolorosas de cometer suicídio.
O espetáculo será apresentado em frente ao Teatro Municipal João Caetano, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 36392022.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prefeitura de Itaboraí promove Semana da Mulher

Pensando na valorização da saúda da população feminina de Itaboraí, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade promove a “Semana da Mulher: Quem ama, cuida”. O evento ocorre esta semana, de 14 a 18 de dezembro, atendendo de mulheres de todo o município de 8h às 17h. As 34 Unidades de Saúde estarão participando.
O intuito da secretaria é promover atitudes de prevenção e manutenção de saúde da mulher, que representa 51% da população. O projeto envolve mulheres de todas as idades e tem foco naquelas que estão em idade fértil (de 15 a 49 anos).
“O objetivo é valorizar o autocuidado”, enfatiza a coordenadora do Programa Saúde da Família, Dra. Viviane de Souza.
O programa tem o auxílio de médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários e oferece diversos serviços essenciais para a saúde da mulher, como pré-natal de baixo risco, autoexame da mamas preventivo e grupos voltados para a saúde da mulher.
Para complementar os atendimentos a secretaria vai distribuir panfletos educativos e preservativos. Mais informações pelo telefone (21) 36391974.

Eventos celebram o natal em Itaboraí


Pequenas luzes e um presépio em tamanho real iluminado já estão enfeitando o natal na Praça Marechal floriano Peixoto, em Itaboraí. A inauguração do natal “ Quem ama cuida”, foi na noite do último sábado, dia 12 de dezembro e contou com autoridade da cidade como o prefeito Sérgio Soares e alguns de seus secretários.
Cerca de mil moradores contemplaram o evento que também teve a presença da Banda Municipal que andou toda a praça tocando músicas natalinas.
No próximo sábado, dia 19, está marcado a chegada do Papai Noel, às 15 horas, no Estádio Alzirão, Centro de Itaboraí. O bom velhinho vai ficar nos dias 19 e 20 em sua casa, montada na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente a igreja de São João Batista, recebendo crianças, fazendo fotos e distribuindo brindes.
Para fechar a celebração, no domingo, dia 20, um coral do projeto “ Conviver com o Idoso”, vai apresentar, às 20 horas, um Auto de Natal em frente a Câmara Municipal de Itaboraí.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sérgio Soares comenta realizações na área da educação


Sérgio Soares, prefeito da cidade de Itaboraí, comenta realizações na área da educação e novos projetos que abrangem todo o município, em entrevista para o programa Cidade Realidade, da emissora CNT, dia 5/11/2009.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prefeitura oferece cursos gratuitos e ajuda ao empreendedor individual

Com a intenção de estimular a competitividade e dessa forma melhorar o
serviço prestado pelos comerciários do município a prefeitura está
oferecendo diversos cursos profissionalizantes gratuito no Centro de
Capacitação. São aulas de inglês, espanhol, informática, técnicas de
comunicação e expressão. As inscrições já estão abertas.
Inaugurado na última quarta-feira, dia 09/10, o Centro de Capacitação
fica junto da Sala do Empreendedor, na Rua Dr. Pereira dos Santos,
Centro. Esses órgãos têm a intenção de ajudar o empreendedor
individual a abrir e regularizar o seu próprio negócio, oferecendo a
população cursos, informações, retirada de alvarás, visitas da postura
e impressão de CNPJ.
Segundo o secretário de Industria, Comércio e Turismo, Ricardo
Guimarães, com o apoio do Sebrae, além das informações e facilidades
para abrir o negócio o empreendedor individual vai ter a taxa para
abertura de seu próprio negócio reduzida.
“ O empreendedor pode contratar até um funcionário e vai pagar apenas
R$ 57 reais de taxa por mês.” Afirmou Guimarães.
Os interessados que desejem mais informações podem comparecer a Centro
ou ligar para 3639- 1571.

Sérgio Soares comenta, em entrevista, o sucesso de Itaboraí na saúde

Sérgio Soares, prefeito de Itaboraí, comenta sucesso de Itaboraí, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na prevenção e erradicação da tuberculose, apresentando também novos projetos para reforçar atendimento e tratamento de outras doenças, no programa Cidade Realidade, no dia 5/11/2009, no canal CNT.
No próximo domingo, dia 13 de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) vai promover um grande baile no Rotary Clube de Itaboraí. O evento tem a intenção de celebrar o encerramento das atividades anual do projeto Guarda Mirim e comemorar o aniversário e formatura de 15 alunos.
O evento vai contar com a presença do Prefeito Sérgio Soares e da Secretária de Desenvolvimento Social Rosália Martins Soares e mais 400 pessoas em solenidade fechada para os pais e participantes da Guarda Mirim. Segundo o coordenador do projeto, Renato Gonzalez, será organizado um grande baile de 15 anos para celebrar o desligamento dos jovens ao projeto:
“O intuito da festa é um baile de 15 anos que celebra a idade com que a criança se forma na Guarda. Nossos 13 meninos e duas meninas estarão todos de smoking, a rigor para celebrar esse momento tão importante do trabalho que vem sendo realizado até aqui”, explicou.
A Guarda Mirim conta com 100 crianças na faixa etária entre 11 e 14 anos que permanecem em média durante três anos com o Grupo. O trabalho visa a capacitação diferenciada aos jovens da mesma faixa etária e ao primeiro emprego. Ela oferece cursos e palestras, aulas de culinária na cozinha da Guarda, além de curso de língua estrangeira como inglês e espanhol junto com palestras educativas.
A secretária Rosália Martins Soares, acredita que o projeto é fundamental na complementação da formação das crianças.
“É muito importante ver que o trabalho desenvolvido pela Guarda vem dando fruto através das atividades e oficinas culturais, recreativas e educativas. A criança aprende a ter o espirito de independência e isso é fundamental”, ressalta a secretária.
A festa de despedida dos 15 alunos será no domingo, dia 18 de dezembro, às 18h, no Rotary Clube, que fica na rua Desembargador Ferreira Pinta, nº 226, no Centro de Itaboraí.

Itaboraí inaugura decoração de Natal no centro histórico

As crianças e adultos que sentem a magia do natal tem um motivo a maispara estarem presentes em Itaboraí. Isso porque a Secretaria Municipalde Educação e Cultura da cidade programou para o próximo fim desemana, dias 11, 19 e 20 de dezembro, a programação especial de Natal.No sábado, 11/12, a partir das 20h, começa o “Natal Quem Ama Cuida”.
Todo o entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, prédiosinstitucionais e árvores serão iluminados com pisca-piscas e umagrande árvore de natal irá deixar toda a fachada do bairro com oespírito natalino. Além disso, o coral Conviver com Idoso iráapresentar uma cantata de natal em frente da Câmara Municipal. AIluminação deve permanecer na praça até o dia 6 de janeiro de 2010.Para as crianças uma programação especial.
No sábado, dia 19, estáprevista a chegada do Papai Noel, às 15h, no Estádio MunicipalAlzirão, no Centro. Assim como no ano passado, o Bom Velhinho vaichegar de helicóptero e pousar no centro do gramado. Ele terá acompanhia da Mamãe Noel, que pode ser escolhida no blog oficial daPrefeitura de Itaboraí - http://www.prefeitura-itaborai.blogspot.com/.
Após o pouso, o Papai Noel seguirá em carreata pela Avenida 22 de Maiosaudando aos moradores e visitantes da cidade até a Casa do PapaiNoel, na Praça Marechal Floriano Peixoto, onde vai permaneceratendendo ao público, distribuindo brinquedos e tirando fotos comcrianças nos dias 19 e 20, durante todo o dia.

Projeto de revitalização do Centro histórico é apresentado em Itaboraí

O sub-secretário de Cultura de Itaboraí, Sérgio Espírito Santo, apresentou ao Prefeito, Sérgio Soares, na manhã dessa quarta-feira, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, a inclusão da cidade no Programa Monumenta. O projeto visa a revitalizar o Centro Histórico do município, implantando internet sem fio gratuita, energia elétrica com cabeamento subterrâneo e urbanização.Prefeito aprova projeto de revitalização do Centro Histórico de Itaboraí
O Município foi contemplado entre mais de cinco mil concorrentes em todo o Brasil. O sub-secretário apresentou ao prefeito propostas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas como por exemplo: fomentar o turismo histórico, cultural e transformar Itaboraí em um Centro Regional de entrada para o entretenimento cultural.
Para Sérgio Soares a Cultura é extremamente importante para o desenvolvimento do município.
" Uma das minhas maiores preocupações é investir na Cultura, porque através dela eu trato diretamente com a população. É trazer a Inclusão Social para jovens, crianças e adolescentes que estão à margem da sociedade, através da Cultura.”, disse.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Avenida 22 de Maio de 'cara' nova

Após cinco quilômetros de novo asfalto, duplicação da via e pintura das faixas, a Avenida 22 de maio agora ganha novos canteiros.
O plantio de palmeiras em toda extensão da avenida vem dando um novo visual às ruas de Itaboraí.
O plantio, realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, faz parte do projeto de arborização das áreas urbanas da cidade. Segundo o secretário Renato Ferreira, a intenção é plantar até o final do mês de dezembro quatrocentas palmeiras e mudas de árvores na cidade e nos próximos anos, cinco mil árvores.
"O projeto não vai beneficiar apenas as avenidas centrais e os principais corredores de Itaboraí. Todos os bairros, inclusive os mais distantes do Centro, ganharão mais verde", afirma, informando ainda que nas calçadas, árvores de pequeno porte também fazem parte do projeto.

Sérgio Soares, em entrevista, fala sobre a pavimentação de Itaboraí


Sérgio Soares, prefeito de Itaboraí, fala sobre a manutenção e pavimentação de vias da cidade, no programa Cidade Realidade, no dia 5/11/2009, no canal CNT.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Desenvolvimento Social faz doação de roupas na Reta Velha

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí entrega nesta quarta-feira, dia 09 de dezembro, às 10h30, mais peças de roupas doadas pela receita federal por estarem sem nota fiscal.
A Secretária da pasta, Rosália Martins Soares, fará pessoalmente as doações para as 48 crianças que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Reta Velha. Ao todo serão aproximadamente 70 peças de roupas para as crianças atendidas pelo projeto.
Seguindo um calendário específico, a cada semana, um novo local tem recebido as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, junto com a secretária para entregar de pouco a pouco as peças doadas. Seis mil peças que foram apreendidas pela Receita Federal, agora beneficiam a população carente do município de Itaboraí.
Quem quiser prestigiar o evento deve comparecer na sede do PETI da Reta Velha, que fica na Avenida Flávio Vasconcelos, n° 1, na Reta Velha, em Venda das Pedras, em frente ao CIEP 129, às 10h30.

Prefeitura inaugura Sala do Empreendedor

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí inaugura nessa quarta-feira, 09/12, às 8h, a Sala do Empreendedor, no Centro. O local vai permitir que os micro-empresários do município legalizem suas empresas.
Ao procurar a Sala do Empreendedor, o cidadão de Itaboraí vai realizar gratuitamente o cadastro do seu negócio. Como próximo passo, fiscais da Secretaria de Fazenda vão até o local para fiscalização e liberação do alvará. Passado por esse processo, o empreendedor estará liberado para financiamento de empréstimos junto a Caixa Econômica.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, o objetivo é acabar com toda burocracia.
“Hoje, para se retirar um alvará, são tantas as exigências levadas em consideração que o tempo fica até difícil de estimar”, disse Guimarães, completando ainda que atividades que não sejam consideradas perigosas poderão receber um alvará inicial e um prazo maior para agilizar o restante da documentação.
“Estamos preparando um conjunto de normas jurídicas para tornar o nosso município atraente para o empreendedor. Dependendo da situação, o cidadão poderá tirar um alvará em menos de 48h”, concluiu.
A Sala do Empreendedor fica na Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, Centro.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Saúde realiza atendimento odontológico em Picos

A Secretaria de Saúde de Itaboraí realiza no próximo dia 12 de dezembro, das 9h às 17h, o 'Cidadania Itinerante', no bairro de Picos. O projeto vai levar atendimento odontológico às crianças, em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia de São Gonçalo, Rotary Clube de Niterói, Facial Imagem e SESC – SG.
A previsão é de mais de mil atendimentos sejam realizados durante todo o dia pelos quinze profissionais preparados.
“É um projeto grandioso e vai beneficiar nossas crianças que tanto merecem cuidado e atenção.”, disse o Coordenador de Saúde Bucal, Paulo Nascimento.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eventos marcam o Dia Nacional do Samba em Itaboraí

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na noite da última quarta-feira(02), na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres uma programação totalmente voltada para a história do samba.
A noite começou com uma exposição de instrumentos musicais utilizados em uma roda de samba e fotografias de carnavais passados. Vários documentários referentes ao samba foram exibidos ao longo da noite, além da apresentação do Grupo Regional Moderno Chapéu Palinha, do Bloco “Ai Vovó” e da Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta estandarte Manoel Dionísio do RJ.
Um dos pontos altos da noite, foi a entrega do troféu Sérgio Soares 2009, em homenagem a grandes personalidades que fizeram e fazem parte da história do samba do município de Itaboraí.
O Prefeito entregou os primeiros troféus da noite, um ao grande compositor Paulinho Rezende e outro ao Gestor da Casa de Cultura, Sérgio Espírito Santo. Um dos pontos altos da noite, foi a entrega do troféu Sérgio Soares 2009, em homenagem a grandes personalidades que fizeram e fazem parte da história do samba do município de Itaboraí.
Dentre vários homenageados estavam o compositor Negolindo, Cezinha, Carlinhos carnavalesco e Manuel de Lima.
Para o Subsecretário de Cultura, Sérgio Espírito Santo, esse é um projeto que visa resgatar as escolas de samba e os grandes compositores de Itaboraí.
Temos o privilégio de trabalharmos nesse governo, onde o maior incentivador dos Carnavais de rua e Blocos é o Prefeito Sérgio Soares e, isso contribui muito para a realização do nosso trabalho.
Para encerrar a noite com chave de ouro, a sambista Ircéia Pagodinho fez o show para todos que estavam na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Itaboraí ganha Centro Vocacional Tecnológico de Construção Civil

Como havia prometido na campanha eleitoral o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, através do Governo Federal e do Governo do Estado, inaugurou na manhã de hoje, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Itaboraí.
Sediado na antiga Faculdade de Educação de Itaboraí (Feita), a instituição de ensino tem a intenção de formar técnicos na área de construção civil.O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o Prefeito de Itaboraí , Sérgio Soares, o Vice-prefeito, Rafael Vitorino, foram algumas das autoridades que compareceram ao evento. Eles visitaram todas as salas da instituição e puderam conversara com alguns técnicos e professores.
Segundo o governador, o investimento foi de R$ 363.900,07 e vai gerar técnicos para os empregos que serão oferecidos com a vinda do Comperj.“Esse Centro irá produzir técnicos para trabalhar no Comperj e nas empresas que aparecerão por cauda dele, hoje temos muita gente formada, mas não muito técnicos. As pessoas aqui formadas serão aproveitadas. Essa é a melhor maneira de combater o desemprego e a violência”. Disse Sérgio Cabral que também afirmou que Sérgio Soares é um prefeito competente, que tem visão de futuro.
O governador afirmou ainda, que fará de tudo para trazer alguns cursos da UERJ ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro) para o município. “ Iremos fazer uma investigação dos cursos que a cidade mais precisa e vou trazer a UERJ para Itaboraí”, disse.
Sérgio Soares ressaltou que o Governo Federal e o Governo do Estado estão diminuindo as distâncias entre Itaboraí e o progresso e que isso é motivo de muita alegria para ele.
“O CVT vai integrar o cidadão ao mercado de trabalho e assim com um futuro promissor que os espera”, declarou.Ao total estão disponíveis cerca de 800 vagas. São cursos de ladrilheiro, bombeiro hidráulico, eletricista, carpinteiro de forno, armador, apontador de obras, curso de inglês, espanhol, informática, básica profissional, montagem e manutenção de computadores e rede de cabeamento.Haverá turmas nos três turnos (manhã, tarde e noite) de segunda a sexta e em dois turnos (manhã e tarde) no sábado.
As inscrições e devem ser realizadas nas instalações da instituição, que fica na Avenida Antônio Gomes 1250, Ampliação, de 8 às 17 horas.Mais informações pelo número: 3638-1242 ou 9941-7869 (procurar Cláudio ou Lúcia).

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

São José e Renascença na final do Campeonato Municipal de Futebol Adulto

Os amantes do futebol não podem perder essa oportunidade! No próximo domingo, dia 06 de dezembro, a secretaria municipal de Esporte e Lazer, vai realizar no Estádio Municipal Alziro de Almeida, a final do Campeonato Municipal de Feutebol Adulto. A disputa será entre os times de São José e Renasença, início às 10 h, com entrada gratuita.